Tem circulado nas redes sociais a propaganda sobre a possibilidade de fazer o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para usar em viagens. Em uma ação inédita, o dinheiro guardado na conta por anos poderia ser usado para investimento em passeios. Mas há ressalvas específicas neste caso.
O saque do FGTS não foi aprovado para usar em qualquer viagem. Hoje, o uso do dinheiro acumulado na conta do Fundo de Garantia pode ser usado em 12 situações diferentes. As mais comuns são na demissão sem justa causa, na aposentadoria, financiamento imobiliário ou no saque-aniversário.
Como funciona o saque do FGTS para viajar?
O saque do FGTS para usar em viagens é feito por meio da antecipação das parcelas do saque-aniversário. Isso significa que para conseguir dinheiro suficiente para pagar o seu passeio é preciso ter aderido a modalidade de saque-aniversário, e solicitado o empréstimo das parcelas.
A empresa de turismo CVC tem feito a propaganda para que os seus clientes solicitem a antecipação do dinheiro e comprem um pacote de viagens. A CVC oferece a assessoria para intermediar o empréstimo, e vender os passeios.
Quanto é possível antecipar no saque do FGTS?
O valor que será recebido no saque do FGTS para investir em uma viagem vai depender do quanto o trabalhador tem na conta do Fundo de Garantia. Funciona assim:
- A antecipação vai de 3 a 10 parcelas do saque-aniversário do FGTS;
- O trabalhador recebe de uma única vez o que teria acesso em 3, 5 ou 10 anos. Mas, com redução da quantia por meio dos juros aplicados;
- O valor será liberado na conta do trabalhador, mas ele terá o saldo do FGTS bloqueado para pagar de forma consignado o valor do empréstimo;
- Isso significa que no dia em que a parcela do saque-aniversário seria transferida para conta do trabalhador, ela vai ser debitada pelo banco para quitar a parcela do crédito.
Como conseguir saque do FGTS para viajar na CVC?
A CVC tem feito uma campanha forte para que os clientes usem o saque do FGTS na compra de uma viagem. Para conseguir esse serviço é preciso:
- Comparecer até uma agência da CVC;
- Solicitar o uso do saque-aniversário do FGTS para compra de um pacote de viagens;
- A empresa vai intermediar a antecipação com o banco parceiro;
- Será possível liberar a partir de 3 parcelas do saque-aniversário;
- Com o dinheiro disponível, basta reverter a quantia para compra do pacote e despesas extras como aluguel de carro, passaporte de parques e etc.