O beneficiário da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa estar atento aos cálculos referentes ao repasse. Para isso, o Instituto oferece uma calculadora virtual que permite a simulação de valores. O processo é fácil e rápido. Veja como ter acesso à ferramenta.
Vale lembrar que o processo pode ser feito tanto no site do Meu INSS quanto através do aplicativo. A ideia é que o serviço de auxílio alcance o maior número possível de beneficiários.
O simulador fica indisponível a cada mudança na legislação que altere o cálculo do benefício. Após a reforma em 2019, ele ficou fora do ar entre novembro daquele ano e setembro de 2020 para adequação.
Como funciona a Calculadora de Aposentadoria do Portal INSS
A calculadora de aposentadoria INSS é a ferramenta que faz uma busca automática de todas as informações e dados vinculados ao segurado que constam nos sistemas da Previdência Social.
Em seguida, calcula o tempo de contribuição faltante. Isso quer dizer, por quantos anos o trabalhador ainda precisa contribuir para se aposentar. O meio oferece informações importantes para o beneficiário.
Se existir algum vínculo que por alguma razão não conste nos registros previdenciários, é possível fazer a inclusão manual deles no Simulador de Aposentadoria INSS.
A calculadora para simular aposentadoria pode ser acessada através do portal pela internet e também pelo aplicativo que possui o mesmo nome. O App está disponível para celulares com Android e iOS.
Como se cadastrar no App?
Para ter acesso aos serviços no App Meu INSS, é necessário baixa-lo no seu celular por meio das lojas de aplicativos disponíveis nos celulares.
Para fazer o cadastro no aplicativo é necessário informar:
- Número do CPF,
- Nome Completo,
- Data e local de nascimento,
- E o nome da mãe.