Como de costume, na última sexta-feira do mês de novembro os consumidores se preparam para encontrar as melhores promoções do ano até aqui. Por outro lado, há um combo de comércios que precisam estar preparados para oferecer o que o público deseja, e ainda aumentar as vendas com a Black Friday 2023.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Mfield, com 2.300 participantes, houve aumento de 32,5% do percentual de pessoas que demonstraram interesse em comprar na Black Friday 2023. Para não perder o fôlego, o comércio deve estar preparado para reunir os produtos mais populares com valores menores.
Desde 2010 o evento tem se popularizado no Brasil, e tem descendência norte americana, sendo muito comum nos Estados Unidos. Por lá a Black Friday é responsável por aquecer as compras para a temporada de final de ano, com Natal e Ano Novo. E aqui no Brasil não tem sido diferente.
Como aumentar as vendas na Black Friday 2023?
Para acompanhar o ritmo, e estar dentro das tendências, os comércios devem sim aderir a Black Friday 2023. Mas, não é recomendado que deixem para última hora, é importante planejar as vendas para que no dia 24 de novembro tudo saia o mais perfeito possível.
Confira 5 dicas que vão ajudar a melhorar o lucro da empresa nesta temporada:
Conheça seu consumidor
- Tenha em mente quem é seu público alvo, quem está em busca do seu produto, ou mais do que isso, que precisa do seu produto;
- Definindo do seu público, identifique o que ele gosta e o que lhe agradaria em uma promoção;
- Não adianta dar destaque para o item Y, sendo que o que mais tem procura na sua empresa é o item X.
Fortaleça a relação com o cliente
- Melhor do que vender mais é fidelizar os seus clientes. Para isso, invista em uma boa relação entre seus funcionários e os consumidores;
- Ouça o que o cliente gostaria, e busque ao máximo corresponder;
- Distribua brindes pequenos, mas significativos para que lembrem da Black Friday 2023 que se aproxima.
Use a tecnologia ao seu favor
- Aproveite as redes sociais para ir alimentando conteúdo sobre a Black Friday 2023;
- Prepare posts que causem curiosidade no consumidor sobre as promoções que serão lançadas neste dia;
- Faça enquetes, caixinhas de pergunta, publique fotos e vídeos sobre o assunto e busque o engajamento dos seus clientes;
- Crie parceria com influenciadores da sua região para que ajudem na propaganda.
Invista na sua equipe
- Funcionários incentivados são funcionários mais felizes, e consequentemente melhores prestadores de serviços. Por isso é importante investir na sua equipe;
- Pense em bônus, comissão ou adicionais por vendas fechadas na Black Friday;
- Reúna a turma de funcionários para uma orientação e incentivo geral antes do evento acontecer.
Não fuja da lei
- Para ter mais credibilidade na praça, mas principalmente para não ter prejuízo financeiro e judicial, nunca cometa fraudes;
- Sempre aplique descontos verdadeiros/reais;
- Não faça propaganda enganosa, esteja sempre dentro da legislação do direito do consumidor.