Black Friday: veja como saber se uma loja online é confiável

Pontos-chave
  • A Black Friday acontece em 24 de novembro;
  • Pelo menos 67% dos consumidores pretendem gastar neste dia;
  • Devido aos golpes, as compras online requerem mais atenção.

Em poucos dias o comércio brasileiro deve dar início a temporada de Black Friday no país. Embora a taxa máxima de desconto nas mercadorias seja aplicada em um único dia, a última sexta-feira do mês de novembro, a campanha envolve o mês todo. Para quem vai comprar online vale a pena ficar com olho mais aberto.

Black Friday: veja como saber se uma loja online é confiável
Black Friday: veja como saber se uma loja online é confiável (Imagem: FDR)

Muito popular nos Estados Unidos, a Black Friday significa na tradução livre “Sexta-feira preta”, e tem como objetivo marcar o início das compras das festas de final de ano. Para os norte americanos o evento acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, e reúne grandes e potenciais ofertas.

No Brasil desde 2010 a data tem ganhado mais popularidade, e com o intuito de aumentar as suas vendas os comércios resolveram aderir ao dia de desconto. Marcado para a última sexta-feira de novembro de cada ano, em 2023 o evento acontece no dia 24 de novembro. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google,  67% dos brasileiros pretendem fazer compras no período da Black Friday em 2023. Além das grandes lojas de varejo, os restaurantes e pequenos empreendimentos também oferecem promoções. Há comércios que lançam produtos exclusivos para esta data.

Ganhou popularidade no Brasil a rivalidade entre as redes de hamburgueria Buger King e MC Donald’s, por exemplo, que em busca de atrair os clientes têm lançado produtos inéditos e que ficam disponíveis apenas nesta data. Além de reduzir em quase 90% o valor de mercadorias populares, como a porção de batata frita.

Como se preparar para as compras na Black Friday?

Algumas pessoas reservam uma parcela do seu salário ou das suas economias para comprar um item desejado na Black Friday, com a promessa de redução de valores a aquisição acaba sendo mais vantajosa nesta data. A euforia porém pode ser maléfica e acabar se tornando um mau negócio.

Por isso, algumas dicas podem facilitar as compras nesta temporada ajudando o consumidor a se preparar melhor para as novas aquisições:

  • Faça pesquisas de preços, use a aba “Shopping” do Google e ao fazer a pesquisa de um produto é feita a relação de valores em fornecedores diferentes. Na compra presencial cheque mais de uma loja antes de fechar;
  • Desconfie de ofertas muito boas. Todo produto tem sua média de valor, um celular smartphone de última geral, por exemplo, não saí por menos de R$ 2 mil e dependendo do modelo pode ultrapassar R$ 6 mil. Sempre que o vendedor fizer uma oferta muito abaixo do mercado, desconfie;
  • Procure a recomendação da loja. Esta dica vale principalmente para compras online, antes de fazer o pagamento é importante conferir se aquele site é real, ler os comentários relacionados ao produto e se certificar de se que não trata de um golpe;
  • Defina objetivos e orçamento. Quando se depara com muitas ofertas é possível que o consumidor acabe se iludindo e gastando mais do que o seu bolso permite. Para evitar que isso aconteça é importante definir o seu objetivo, quer dizer, o que pretende comprar nesta Black Friday e o seu orçamento, isto é, o quanto pode gastar nesta compra.

Cuidados com as compras online na Black Friday

As compras online tem se popularizado cada vez mais, hoje em dia é cada vez mais comum que os consumidores optem pelas compras virtuais do que presenciais. Mas, durante a Black Friday os cuidados precisam ser redobrados para evitar frustrações, golpes e erros nas compras.

Para evitar que a compra dos sonhos se torne um pesadelo, quando se trata de comércio online o consumidor deve:

  • Consultar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal, por aqui, e descobrir se aquela empresa existe e se está ativa;
  • Pesquise o nome da empresa na plataforma Consumidor.gov, este é um site criado pelo governo onde consumidores podem registrar suas queixas a respeito da má conduta de algumas empresa. Outra plataforma parecida, mas que não é ligada ao governo é a Reclame Aqui;
  • Consulte a lista da Fundação Procon-SP com sites que devem ser evitados baseada nas empresas que mais registraram reclamações e que por isso não são recomendadas;
  • Cheque as avaliações daquela loja. Mesmo que a compra seja feita em plaraformas como Shopee e Mercado Livre é importante conferir se o parceiro destes sites tem boas recomendações, se entrega no prazo, cumpre com os pedidos e tem produtos de boa qualidade. Para isso acesse os comentários daquele loja ou mercadoria.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]