14º salário será pago aos aposentados? Confira

Notícia sobre o 14º salário para aposentados e pensionistas pegou os brasileiros de surpresa nesta terça-feira. Projeto é bastante defendido há alguns anos. Veja as novidades sobre esse abono.

14º salário para aposentados tem comunicado divulgado; confira
14º salário será pago aos aposentados? Confira. (Imagem: FDR)

Desde 2020 o 14º salário para aposentados é debatido, o valor “extra” seria de grande ajuda para aqueles que recebem apenas um salário mínimo. Acontece que o tema é bastante complexo, pois, para alguns esse “extra” aumentaria o gasto público.

14º salário dos aposentados e pensionistas

O projeto do 14º salário para aposentados e pensionistas já recebeu algumas aprovações, mas, ainda precisa ser analisado em uma importante comissão; entenda melhor como está a tramitação do texto:

  • O projeto foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, Comissão de Seguridade Social e Família e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados
  • No ano passado os defensores desse projeto afirmaram que ele seria uma compensação para os aposentados e pensionistas que viram um aumento de gastos durante a pandemia
  • Inicialmente a ideia era fazer os pagamentos em 2020 e 2021, depois a data foi mudada para 2022 e 2023
  • No entanto, o texto ainda precisa ser analisando pela Comissão de Constituição e Justiça.

Com isso, a esperança de que o pagamento fosse feito ainda em 2023 acaba se perdendo. Afinal, o texto ainda deve demorar um tempo para ser analisado e votado em todas as comissões antes de ser de fato aplicado.

Quem vai receber o 14º salário?

Caso o pagamento seja aprovado, ele deve ser feito aos seguintes grupos:

  • Aposentados
  • Pensionistas
  • Beneficiários do auxílio-reclusão
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-doença

Quanto as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ainda não há informações concretas se eles serão contemplados ou não com o pagamento.

O Instituto Nacional do Seguro Social ainda não se manifestou sobre esse pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.