Liberado anualmente, o pagamento do PIS/PASEP beneficia milhares de brasileiros em todo o país. O abono salarial é pago para trabalhadores que possuem vínculo formal de emprego formal e tem data limite para saque.
Todos os anos, o pagamento acontece com referência ao ano anterior. No entanto, com a pandemia da Covid-19, essa liberação de recursos foi atrasada. Dessa forma, o pagamento realizado neste ano é referente ao ano base de 2021.
Os recursos, que podem somar o valor de até um salário mínimo, já foram disponibilizados no início do ano e estão disponíveis para retirada. No entanto, a legislação prevê que o saque só pode ser efetuado até o dia 28 de dezembro.
A partir do próximo ano, um novo pagamento estará disponível para os trabalhadores. Porém, ainda não existe previsão para que isso aconteça. Vale lembrar que, como o valor pago é baseado no salário mínimo, o pagamento será atualizado no próximo ano.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
- O abono salarial está disponível para trabalhadores inscritos no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
- Também é preciso ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
- Trabalhador pode ter recebido até dois salários mínimos;
- É necessário ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Como sacar o PIS/PASEP?
- O trabalhador pode consultar se tem direito ao pagamento por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que está disponível neste link;
- Outra opção é na central telefônica, disponível no número 158;
- Caso tenha direito, ele deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, caso trabalhe para o setor privado;
- Para servidores, o pagamento é efetuado pelo Banco do Brasil;
- Em ambos os casos, é preciso apresentar alguns documentos no momento da solicitação;
- São eles: RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS/PASEP.
Saiba mais sobre o pagamento do PIS/PASEP neste link.