PIS/PASEP ano base 2022: entenda como funcionará o pagamento

O pagamento do PIS/PASEP para o ano base de 2022 está passando por mudanças. É fundamental que os brasileiros saibam qual será o novo valor pago para a população e quando este depósito deve ser feito nas contas bancárias. Confira esta e mais informações sobre o benefício no texto abaixo.

INSS orienta para os cuidados na hora de pedir o salário maternidade
PIS/PASEP ano base 2022: entenda como funcionará o pagamento (Imagem: FDR)

O PIS/PASEP é amplamente conhecido pelos trabalhadores formais do país. Porém, a maioria ainda não sabe que o auxílio deve sofrer um reajuste no ano que vem. Isto porque este benefício utiliza o salário mínimo em vigência como referência no pagamento. No ano que vem, o governo vai ampliar o piso salarial.

Consequentemente, o valor do PIS/PASEP será ampliado. De acordo com a Lei Orçamentária Anual, planejada para 2024, o novo valor do salário mínimo será de R$ 1.421. Ou seja, um aumento de R$ 101 em comparação ao piso atual. Desta forma, os brasileiros terão mais renda mensal e também ao fim do ano.

Quando o PIS/PASEP 2024 será pago?

O governo federal ainda não realizou a divulgação do seu calendário oficial para o pagamento do PIS/PASEP. Porém, é previsto que os pagamentos ocorram entre os meses de fevereiro e julho do ano que vem. É válido lembrar que o benefício é cedido apenas aos trabalhadores que estão vinculados ao regime CLT.

Para manter-se informado sobre o programa, é preciso seguir acompanhando as notícias divulgadas pelo governo federal. Enquanto isto ainda não foi divulgado de maneira oficial, veja abaixo alguns dos principais requisitos para conseguir receber o auxílio anual:

YouTube video player
Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile