O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está retomando o seu calendário de pagamentos. O benefício é um dos compromissos do governo federal com muitos brasileiros acobertados pelo repasse. Confira datas e como ter acesso aos valores.
Cerca de 37 milhões de aposentados e pensionistas estão programados para ter acesso ao benefício no ano de 2023. Vale destacar, no entanto, a necessidade de estar atento às informações oficiais divulgadas pelo órgão federal. Entenda algumas a seguir.
Como acessar o repasse do INSS?
O órgão federal iniciou nova remessa de pagamentos no dia 25 de outubro. Com o repasse em vigor, é fundamental que os beneficiários saibam que é possível ter acesso ao valor em espécie ou de forma digital. Veja abaixo algumas das opções disponíveis:
- Meu INSS: O aplicativo criado pelo INSS fornece uma série de serviços para o beneficiário. Entre eles, a checagem de extrato, solicitação de empréstimos e transferências de valores;
- Agência da Previdência Social: Visitando presencialmente uma agência, o cidadão poderá, com o seu cartão do benefício e documento com foto, sacar o valor em espécie.
Calendário de pagamento do INSS
É preciso utilizar o último dígito do seu cartão do benefício como referência para identificar o seu depósito. Abaixo, seguem as datas de pagamento:
Benefícios de até 1 salário mínimo
- Final 1: 25 de outubro;
- Final 2: 26 de outubro;
- Final 3: 27 de outubro;
- Final 4: 30 de outubro;
- Final 5: 31 de outubro;
- Final 6: 1º de novembro;
- Final 7: 3 de novembro;
- Final 8: 6 de novembro;
- Final 9: 7 de novembro;
- Final 0: 8 de novembro.
Benefícios acima de 1 salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1º de novembro;
- Finais 2 e 7: 3 de novembro;
- Finais 3 e 8: 6 de novembro;
- Finais 4 e 9: 7 de novembro;
- Finais 5 e 0: 8 de novembro.
O depósito da aposentadoria ou pensão acontecerá na conta bancária selecionada pelo beneficiário para receber o benefício do INSS. Caso deseje consultar os detalhes sobre o pagamento, basta entrar em contato com a central, por meio do 135.