Estudante que perdeu o seu RG pode apresentar o Boletim de Ocorrência para participar do ENEM 2023. Nesses casos os participantes serão realizados a identificação especial. Veja como registrar a perda do documento e como é feita esse tipo de identificação.
Todos os inscritos no Enem 2023 devem apresentar algum documento de identificação no dia do exame. Caso o estudante tenha perdido o RG, é possível registrar o boletim de ocorrência online. Para esses participantes é necessário apresentar o registro impresso e passar por uma identificação especial.
Como fazer o boletim de ocorrência online de perda do RG
O primeiro passo é ter uma conta gov.br, após isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o Portal da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
- Selecione o estado onde você perdeu o documento
- Leia as orientações e clique na opção “Estou ciente e quero prosseguir”
- Selecione a opção “Perda ou extravio de documento ou objeto”
- Faça o login com sua conta gov.br
- Informe onde o fato aconteceu, incluindo a localização e a descrição do fato;
- Informe os envolvidos;
- Insira qual foi o documento perdido;
- Revise as informações;
- Pronto, você terá o registro da ocorrência
O Boletim Virtual não está disponível em todos os estados brasileiros. Caso não esteja na sua localidade, procure uma delegacia para fazer o registro.
Outra opção é fazer a emissão do RG Digital, nesse caso a apresentação do documento deve ser feita no aplicativo, não será aceito o print da tela.
Identificação especial no ENEM 2023
O procedimento de identificação especial é feito nos seguintes casos:
- Apresentação do Boletim de Ocorrência
- Apresentação do documento original danificado, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura
Esse tipo de identificação consiste na coleta de informações pessoais. para saber quais são os documentos aceitos no exame, clique aqui.