Quais documentos são válidos para fazer o Enem? Veja como substituir o seu RG

Todos os participantes do ENEM 2023 devem apresentar documento de identificação com foto. Além do RG o INEP aceita alguns outros documentos, mas, é importante atender às regras. Veja quais os documentos permitidos.

Quais documentos são válidos para fazer o Enem? Veja como substituir o seu RG
Quais documentos são válidos para fazer o Enem? Veja como substituir o seu RG (Imagem: FDR)

Nos dias 5 e 12 de novembro serão aplicadas as provas do ENEM 2023 em todo o país. Participantes devem comparecer com antecedência aos locais de prova com documento de identificação. Para ajudar os estudantes, o INEP vai aceitar outros documentos, além do RG.

Após a aplicação, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio só será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024.

Documentos de identificação aceitos no ENEM 2023

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os participantes do exame poderão apresentar:

  • Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Caso o documento tenha sido perdido ou roubado, o participante terá que apresentar o Boletim de Ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias. Além disso, o participante terá que ser submetido a uma identificação especial que consiste na confirmação de dados pessoais.

O inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio que não apresentar um documento de identificação com foto será impedido de fazer a prova e eliminado automaticamente.

Para ver as novidades dessa edição do Exame Nacional do Ensino Médio e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), clique aqui.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.