ENEM 2023: estudantes nota MIL dão dicas para a elaboração da redação

Nota de redação do ENEM 2023 deve se basear nas cindo competências. Estudantes que tiraram nota mil em edições anteriores dão dicas para você se sair bem. Veja como foi a preparação deles até atingir o melhor desempenho no exame.

ENEM 2023: estudantes nota MIL dão dicas para a elaboração da redação
ENEM 2023: estudantes nota MIL dão dicas para a elaboração da redação (Imagem: FDR)

A prova de redação do ENEM 2023 é uma das mais temidas pelos candidatos. Afinal, o tema é apresentado apenas na hora da aplicação. Além disso, é necessário ter domínio da língua portuguesa; conhecer a estrutura e outros aspectos cobrados na correção.

No geral, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio terão que produzir um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas.

Dicas para você tirar nota mil na redação do ENEM

Listamos as principais dicas de quem fez a prova e conquistou a nota máxima:

  • Invista no seu conhecimento de mundo, ou seja, seus conhecimentos gerais. Isso pode ser feito através de leituras diversas, de filmes, documentários, entre outros.
  • Crie o hábito de praticar a produções de redações dentro do padrão cobrado no exame. Para ver possíveis temas, clique aqui
  • Conheça o sistema de correção da prova
  • Tenha um bom domínio da língua portuguesa
  • Conheça a estrutura do texto dissertativo argumentativo

Além dessas dicas, o INEP disponibiliza uma Cartilha de Redação que orienta os inscritos sobre a produção; no documento é possível encontrar redações que tiraram mil em 2022. Entre as informações importantes do documento estão os itens essenciais no texto:

  • Apresentação clara do ponto de vista e seleção dos argumentos que o sustentam;
  • Encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições desnecessárias ou saltos temáticos (mudanças abruptas sobre o que está sendo discutido);
  • Desenvolvimento dessas ideias por meio da explicitação, explicação ou exemplificação de informações, fatos e opiniões, de modo a justificar, para o leitor, o ponto de vista escolhido.

Para conferir mais dicas sobre a redação do ENEM 2023, clique aqui.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.