- Provas do Enem 2023 serão aplicadas nos próximos domingos
- Candidatos devem levar alguns itens obirgatórios
- Reaplicação não é garantida a todos os públicos
Aplicação do Enem 2023 será iniciada no próximo domingo, 05. Mais de 3,9 milhões de estudantes farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Nota do Exame Nacional do Ensino Médio poderá ser usada já no começo do próximo ano.
Faltam poucos dias para o começo do Enem 2023, que acontecem dois domingos seguidos, 5 e 12 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Já no segundo serão as provas de matemática e ciências da natureza.
Ao todo, segundo o INEP, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio; desse total, 2.481.562 (63%) tiveram direito à isenção e vão fazer as provas sem custo algum. Outros 17.442 (0,4%) também são treineiros, ou seja, ainda não concluíram a educação básica.
Essa edição terá ao todo 9.399 locais de prova e 132.456 salas de aplicação, em 1.750 municípios, nas 27 unidades da Federação.
O que levar para o Enem 2023?
Todo inscrito deve levar, nos dois dias de exame, os seguintes itens:
- Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente
- Documento de identificação com foto
Além disso, é importante ficar atento a alguns outros detalhes sobre os dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio:
- O INEP orienta que os participantes levem o cartão de confirmação de inscrição impresso
- É proibido o uso de caneta fora das especificações acima, lapiseira, lápis, marca texto ou qualquer outro material escolar
- É possível levar alimentos, mas, eles passarão por vistoria
- Celulares e qualquer outro eletrônico devem ficar dentro do envelope porta-objetos
- Não há restrição quanto ao tipo de roupa dos participantes. Mas, nos aqueles que usam vestimentas ligadas à religião, como quipá, devem passar pela vistoria
- Se o candidato estiver com uma doença infectocontagiosa a recomendação é que ele não vá para as provas e solicite a reaplicação
- A recomendação é que o candidato deixe todos os alimentos, documento de identificação e a caneta sobre a mesa. Bolsas e mochilas não podem ser abertas durante a aplicação
- É proibido que o candidato consuma bebida alcóolica, use cigarros ou drogas ilícitas nos locais de prova
- Caso o candidato precise a Declaração de Comparecimento, ele deve imprimi-lo e apresentar ao fiscal de sala na entrada. Após isso o documento deve ser guardado, não podendo ficar sobre a mesa. Para saber como ter acesso a ele, clique aqui.
No caso da reaplicação por problemas de saúde, é necessário ter documentos médicos (atestados ou relatórios) que comprovem a condição.
Fiquei doente no dia do ENEM, e agora?
Para alguns casos é prevista a participação na reaplicação do exame, marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. Apenas as doenças infectocontagiosas garantem esse recurso, são elas:
- Coqueluche
- Difteria
- Doença invasiva por Haemophilus Influenza
- Doença meningocócica e outras meningites
- Varíola, Influenza humana A e B,
- Poliomielite por poliovírus selvagem
- Sarampo
- Rubéola
- Varicela
- COVID-19.
Nesses casos, a participante poderá solicitar a reaplicação entre 13 e 17 de novembro diretamente pela página oficial do exame.
Basta fazer o login e iniciar a solicitação; para isso é necessário apresentar um documento legível que comprove a doença. Ele deve ter:
- Nome completo do participante
- Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação
- O código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
- Assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente
- Data do atendimento
O documento deve estar em com formatação em PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2 MB.
Caso o diagnóstico ocorra no dia da aplicação, o participante também deverá comunicar sua condição por meio da Página do Participante.
Além disso, a reaplicação também pdoe ser pedida por quem teve problemas logisticos, como temporais.
Cada solicitação é analisada individualmente e poderá ser aceita ou não. A data de divulgação dos pedidos ainda não foi informada pelo INEP.