Enem 2023: saiba como emitir a declaração de comparecimento e qual a sua função

Pontos-chave
  • Documento de Comparecimento deve ser apresentado nos dias de prova
  • O INEP já divulgou os itens obrigatórios nos dias de prova
  • Veja os horários importantes dessa edição

O INEP já disponibiliza a declaração de comparecimento no ENEM 2023. Documento deve ser emitido pelos participantes e apresentado nos dias de prova. Exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. Entenda melhor como usar essa declaração!

Enem 2023: saiba como emitir a declaração de comparecimento e qual a sua função
Enem 2023: saiba como emitir a declaração de comparecimento e qual a sua função (Imagem: FDR)

Em poucos dias cerca de 3,9 milhões de estudantes farão as provas do ENEM 2023. Exame será usado pelos participantes para seleções de cursos de nível superior, em universidades públicas e particulares.

Inicialmente o Exame Nacional do Ensino Médio foi criado apenas para avaliar a qualidade das três séries finais da educação básica. Mas, aos poucos foi se tornando a prova mais importante aplicada no país.

Um ponto muito importante sobre as provas é que os candidatos precisam comparecer nos dois dias de exame para utilizarem suas notas nas seleções.

Declaração de comparecimento no ENEM 2023

A declaração de comparecimento é o documento que comprova a presença do inscrito. Ela é usada em casos em que o estudante precisa, por exemplo, faltar ao trabalho.

Ela pode ser emitida pela Página do Participante, sem custo algum e deve ser apresentada ao chefe de sala logo na entrada. Para ter acesso à declaração, siga os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Faça o login com a conta Gov.br (CPF e senha);
  • Clique em “local de prova”;
  • Vá até a opção de “Declaração de Comparecimento”, selecione o dia desejado e imprima;
  • Leve no dia da prova e apresente para o chefe de sala assinar.

Vale lembrar que para cada dia de aplicação de provas será emitida uma declaração diferente. Após ser assinada, o documento é devolvido ao participante e deve ser guardado.

Inclusive, o participante que deixar o documento fora do porta-objetos poderá ser desclassificado do exame.

“O Inep não disponibilizará a Declaração de Comparecimento e o Cartão de Confirmação da Inscrição após a aplicação de cada dia de prova”, informa o Instituto.

Enem 2023: saiba como emitir a declaração de comparecimento e qual a sua função (Imagem: FDR)
Enem 2023: saiba como emitir a declaração de comparecimento e qual a sua função (Imagem: FDR)

O que levar nos dias de prova do ENEM 2023?

As provas serão aplicadas em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro desse ano. Para participar os candidatos devem comparecer aos locais de prova com:

  • Documento de identificação com foto, serão aceitos documentos digitais desde que apresentados os aplicativos originais
  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
  • O INEP ainda orienta que os participantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição;
  • Também é possível levar lanches para serem consumidos durante a prova.

No caso dos lanches, eles são individuais, ou seja, não podem ser compartilhados, nem mesmo com os fiscais ou chefes de sala.

Após a aplicação das provas, o gabarito oficial será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado do ENEM 2023 publicado no dia 16 de janeiro de 2024.

Aplicação do ENEM 2023

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio os participantes responderão as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); ciências humanas (45 questões); e ainda farão a redação. Tudo isso no dia 5 de novembro, quando a duração do exame será de 5 horas e 30 minutos.

Já no segundo dia, os participantes responderão as questões de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões). Nesse caso, as provas serão aplicadas no dia 12 de novembro e terão 5 horas de duração.

Para ajudar os participantes na preparação para a prova de redação, o INEP divulgou uma cartilha, saiba mais.

Além de se preparar para as provas, os estudantes também devem ficar atentos a outros aspectos do exame, por exemplo, os horários. Afinal, ninguém quer ficar conhecido como um “Atrasado do ENEM; veja abaixo o horário de abertura e fechamento dos portões:

  • Abertura dos portões – 12h;
  • Fechamento dos portões – 13h;
  • Início das provas – 13h30;
  • Término das provas 1º dia – 19h.
  • Término das provas 2º dia – 18h30

Vale lembrar que para sair com o caderno de provas é necessário aguardar os últimos 30 minutos de exame.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.