Provas do Enem acontecem em poucos dias em todo o país. Mas, um grupo de estudantes pode ter que esperar para participar. Um governo estadual está estudando pedir o adiamento das provas. Saiba agora o porquê.
No próximo domingo, 05, serão aplicadas as provas do ENEM 2023 em todo o país. No entanto, estudantes de um estado terão que aguardar para participar do exame. Isso porque a Secretaria de Educação pediu o adiamento ao INEP e ao Ministério da Educação (MEC).
ENEM Adiado
O pedido foi feito pela Secretaria de Educação do estado do Paraná; entenda melhor porque desse adiamento:
- O Paraná enfrenta temporais desde a última semana;
- O Governo Federal reconheceu o estado de calamidade em 14 cidades paranaenses;
- Atualmente 20 instituições estaduais do estado estão fechadas por causa das chuvas;
- Por isso, a Secretaria de Educação pediu o adiamento em 30 cidades paranaenses;
- O pedido foi assinado pelo secretário de estado da educação, Roni Miranda;
- A decisão pelo adiamento ou não deve ser tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC).
“As atuais condições climáticas podem prejudicar, tanto o deslocamento dos alunos até os locais de prova, quanto a aplicação adequada dos exames. Além disso, o próprio estado emocional dos estudantes encontra-se afetado com a circunstância”, afirma o secretário.
Reaplicação do ENEM 2023
Caso o pedido seja aceito, é provável que os estudantes participem da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, que está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. Têm direito a reaplicação:
- Candidatos que enfrentaram problemas logísticos, como chuva, falta de energia nos locais de prova, entre outros;
- Inscritos acometidos por doenças infectocontagiosas, como a Covid, varíola dos macacos (varíola dos macacos), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, entre outras.
Os pedidos de reaplicação poderão ser feitos de 13 a 17 de novembro. Para saber sobre as regras do exame, clique aqui.