O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tornou público o calendário de pagamentos dos benefícios deste mês de outubro. As transferências tiveram início na última quarta-feira, com novos repasses marcados para esta sexta (27). Confira o calendário completo e como ter acesso ao benefício.
A projeção é de que cerca de 37 milhões de aposentados e pensionistas sejam beneficiados com os seus pagamentos programados para 2023. Vale destacar, no entanto, que o cronograma de pagamento varia de acordo com os valores.
Como funciona o calendário de pagamento do INSS?
Para descobrir a data exata de recebimento é fácil. Basta verificar o último dígito do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço. Por exemplo, se o número do cartão termina em 123456789-0, o último dígito é 9.
Aqui estão as datas de repasse do INSS para outubro:
Benefícios de até 1 salário mínimo
- Final 1: 25 de outubro
- Final 2: 26 de outubro
- Final 3: 27 de outubro
- Final 4: 30 de outubro
- Final 5: 31 de outubro
- Final 6: 1º de novembro
- Final 7: 3 de novembro
- Final 8: 6 de novembro
- Final 9: 7 de novembro
- Final 0: 8 de novembro
Benefícios acima de 1 salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1º de novembro
- Finais 2 e 7: 3 de novembro
- Finais 3 e 8: 6 de novembro
- Finais 4 e 9: 7 de novembro
- Finais 5 e 0: 8 de novembro
INSS enfrenta problema de filas em suas agências
Um dos graves problemas que o INSS vem passando são as grandes filas que estão sendo registradas em suas unidades. Uma situação, diga-se, enfrentada desde o início do ano pelos beneficiários.
Por isso, o governo federal vem realizando ações buscando a redução destas frequentes esperas. Novos concursos, aprovação digital e bonificações para os servidores são algumas das medidas pensadas.
Desse modo, o cidadão ciente dos problemas recentes deve estar atento à divulgação de informações através dos canais oficiais do governo federal. Aprovações para benefícios como o Auxílio-acidente e Auxílio-Doença, por exemplo, podem ser acessadas aqui.