A Caixa Econonômica Federal liberou um novo benefício. O saque-calamidade do FGTS pode ser acessado por aqueles que passaram por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. Veja valores e como ter acesso ao repasse.
O saque de R$ 6.220 através do Fundo é concedido aos trabalhadores quando surgem circunstâncias de necessidade pessoal provenientes de desastres naturais.
Recentemente, o valor foi colocado à disposição para as vítimas das enchentes e fortes chuvas na região do Rio Grande do Sul. O valor foi o mesmo. Este saque foi liberado para que não sacou pelo mesmo motivo no último ano.
Vale lembrar que o valor só é liberado quando a situação de emergência tenha sido decretada por meio de portaria do governo do Distrito Federal.
Documentos necessários para pedir o saque-calamidade do FGTS
Tanto no pedido presencial como no online será preciso apresentar documentos no momento de solicitar o saque-calamidade do FGTS. Confira:
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, dentre outros). O documento deve ter sido emitido nos últimos 120 dias anteriores à emergência;
- Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;
CPF; e - CTPS física ou CTPS Digital ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.
Novas regras do FGTS
A proposta em questão visa permitir o acesso ao saldo do Fundo para aqueles que optaram pelo saque nos últimos anos e não conseguiram.
A iniciativa foi encaminhada pelo Ministério do Trabalho em agosto, passando também por avaliação da Casa Civil.
No entanto, há preocupações de que a proposta possa encontrar resistência durante a tramitação no Congresso.