Saque-aniversário pelo FGTS entra em votação; entenda o que muda efetivamente

O saque-aniversário do FGTS deverá entrar em votação em breve. Esta informação é essencial para todos os cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal. Veja abaixo o que será alterado no Fundo de Garantia e o que será atualizado na modalidade de saque citada acima.

Demitidos em 2020 podem ter direito a DINHEIRO guardado no FGTS
Saque-aniversário pelo FGTS entra em votação; entenda o que muda efetivamente (Imagem: Montagem/FDR)

O ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT), afirmou que o projeto de lei envolvendo o FGTS será enviado à Congresso Nacional na próxima semana. A notícia foi dita pelo ministro em entrevista concedida à jornalistas nesta segunda-feira, 23/10. A mudança será focada em alterar a modalidade do saque-aniversário.

Até o momento, o ministro não confirmou quais serão as mudanças feitas no programa. Porém, é esperado que haja a possibilidade de saque fora de época do saque-aniversário. No momento, o saque é liberado apenas no mês do nascimento. Todavia, é possível que este não seja mais o caso do FGTS; confira.

Saque-aniversário do FGTS deve passar por importantes mudanças

De acordo com os pensamentos compartilhados previamente pelo ministro do trabalho, é possível que o saque retroativo do FGTS seja liberado para todos os brasileiros que estão com o saque-aniversário ativo.

Ou seja, pessoas que possuem a modalidade ativa e foram demitidas a partir de janeiro de 2020 poderão realizar o saque parcial do seu saldo em conta. Desta forma, estes cidadãos não seriam penalizados por optar por um saque que os impossibilita de ter acesso ao Fundo de Garantia em momentos de demissão.

Detalhes sobre as mudanças do saque-aniversário

Luiz Marinho afirmou no início do ano que considera a modalidade uma “armadilha” para o povo brasileiro. Muitos são os casos de pessoas que optam pelo benefício, mas não sabem que precisarão esperar 25 meses para voltar à antiga modalidade. Veja mais informações sobre estas mudanças clicando aqui. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].