Você sabia que é possível encontrar o número do seu PIS apenas com o CPF em mãos? O acesso facilitado pode ser feito por meio de telefone, aplicativo no celular ou até mesmo pela internet.
O Programa de Integração Social (PIS) serve para que os trabalhadores tenham acesso a alguns direitos e benefícios, como seguro-desemprego, saque do FGTS e abono salarial.
Acesse o portal Meu INSS e clique em “Entrar”
1 – Se já tive cadastro, digite o seu CPF.
- Tecle em entrar.
- O sistema solicitará integração com o gov.br.
- Digite a senha do cadastro.
2 – Caso precise cadastrar, selecione “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados.
- Clique em “Próxima”.
- Anote a senha que o sistema vai criar para você.
- Informe seu CPF e a senha.
- Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência.
- Acesse novamente, dessa vez com a sua senha. Nos dois casos, basta seguir os passos para consultar o saldo do PIS pelo CPF.
Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultar a Carteira de Trabalho. A informação fica junto aos dados de identificação do trabalhador.
Como receber o abono salarial do PIS
Se você trabalhou com carteira assinada no ano passado e recebeu até duas cotas de salário mínimo, você tem esse direito. O pagamento segue o calendário estabelecido pelo governo aos trabalhadores que cumprem os requisitos.
A seguir, confira o que o trabalhador precisa para ter direito ao repasse:
- ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial no prazo estabelecido pelo governo federal.