PASEP passará a ser concedido para um NOVO grupo de trabalhadores

O PASEP é um dos muitos benefícios cedidos pelo governo federal. Porém, o que poucas pessoas estão sabendo é que ele está sendo aprovado para um novo grupo de trabalhadores. Portanto, veja abaixo se você poderá ser contemplado com este importante auxílio anual.

NOVA rodada! Governo libera saque de R$ 1.320 na próxima semana
PASEP passará a ser concedido para um NOVO grupo de trabalhadores (Imagem: FDR)

Após decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), cidadãos que contratados formalmente antes de 1988 terão uma nova oportunidade de receber o PASEP. Esta notícia impacta positivamente milhares de servidores públicos em seus devidos níveis. Ou seja, federais, estaduais e até mesmo municipais.

Esta medida havia sido suspensa e estava em aguardo desde 2021. Após uma nova avaliação pelo poder público, os cidadãos poderão recorrer a decisão e conseguir o pagamento retroativo. Aqueles que foram impactados negativamente por correções feitas de maneira imprópria também poderão recorrer a medida.

PASEP: como fazer parte do grupo de beneficiários?

Normalmente citado em dupla, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público é pago aos servidores públicos do país. Diferente do PIS, que é pago aos trabalhadores do âmbito privado. Confira as condições e informações sobre o benefício:

  • É preciso exercer a sua profissão como servidor público em qualquer esfera, seja ela federal, estadual ou municipal;
  • É fundamental exercer a sua profissão formalmente há pelo menos cinco anos;
  • Ele é destinado aos cidadãos que possuem uma renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640);
  • É pago pelo Banco do Brasil;
  • É preciso estar em dia com a Justiça do Trabalho.

Como identificar o seu saldo do PASEP

Existem algumas maneiras de checar o seu saldo. Portanto, veja abaixo algumas opções que podem te ajudar na identificação dos valores em conta:

  • Acesse o site do governo federal clicando aqui e verifique o seu saldo do PIS/PASEP;
  • Faça o download do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e busque a opção “Abono Salarial”;
  • O número 158 está à disposição para ajudar as pessoas interessadas em mais informações sobre a sua conta do PIS/PASEP;
  • Visite uma agência do Banco do Brasil e consulte os seus dados do PASEP.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].