A condição de Microempreendedor Individual (MEI) carrega várias vantagens para o trabalhador. A possibilidade de gerir o seu próprio negócio é uma chance de alçar novos voos. No entanto, as dificuldades financeiras podem atrapalhar o processo.
Atrasos de pagamentos, débitos acumulados e complicações com o CNPJ são alguns dos resultados das situações envolvendo dinheiro que acompanham muitos dos MEI’s. Mas é possível resolver.
Como regularizar o MEI?
Ficar em dia com o MEI é simples. Basta o empreendedor acessar o Portal do Simples Nacional e emitir um documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com o valor pendente. Inclusive, o montante pode ser parcelado.
Vale lembrar que a rotina precisa ser organizada mensalmente. É importante que o Microempreendedor Individual já esteja familiarizado com o sistema. É através dele que as guias do DAS são liberadas para pagamento.
Como emitir a nota fiscal MEI
Uma vez cadastrado, você estará pronto para usar o aplicativo emissor de NFS-e e emitir suas notas. É necessário se cadastrar em seus “Serviços Favoritos” para facilitar o processo.
- No menu do Portal, clique em “Emitir Nota Fiscal” e depois em “Emissão Completa”.
- Confirme se a opção “Prestador” está selecionada.
- Preencha os dados solicitados, incluindo os valores do serviço prestado.
- Sua nota está pronta! Faça o download do PDF e envie para seu cliente.
Vale lembrar que o novo formato entrou em vigor há pouco tempo, no último dia 1º de setembro.
Qual o prazo para regularização?
Você sempre pode regularizar as dívidas do MEI. O que é discutido é o acordo escolhido para quitar o débito em questão.
Em 2023, adesão a ficou disponível a partir de 31 de janeiro, às 19h. Desde então, é possível emitir as guias para pagamento no sistema do Portal do Simples.