Um Projeto de Lei (PL) que reabre prazos para renegociação de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi aprovado na última terça-feira (10). O objetivo da proposta é resolver situações de inadimplência junto ao programa.
Antes de chegar ao Senado Federal, o trecho sobre o programa anexado ao PL 4.172/2023 na Câmara dos Deputados e enviado ao Congresso pelo governo federal.
Como renegociar dívida com o FIES?
De acordo com informações do governo federal, os pedidos de renegociação serão realizados de forma digital. No Banco do Brasil, por exemplo, a pessoa interessada deverá seguir os seguintes passos:
- Baixe o aplicativo do Banco do Brasil para Android ou iOS.
- Clique em “Soluções de dívidas”.
- Escolha a opção que tem a ver com financiamentos ou financiamento estudantil.
- Siga os passos para a renegociação.
O processo é parecido para a Caixa Econômica Federal, que também divulgou um aplicativo para atender os beneficiários do programa. O FIES Caixa oferece consultas aos principais dados do contrato e geração de boletos. Veja:
- Baixe o app FIES Caixa nas lojas Google Play ou Apple Store.
- Escolha “Renegociação FIES”.
- Verifique se o contrato está apto para renegociação.
- Confira os dados do contrato.
- Simule os tipos de renegociação disponíveis.
- Confirme os dados.
- Aceite o termo aditivo do contrato.
- Emita o boleto de entrada da renegociação.
Qual o prazo para renegociação?
O beneficiário tem até o dia 31 de dezembro de 2023 para resolver a sua situação junto ao FIES. Segundo as últimas informações divulgadas pela Câmara, o projeto se encontra em caráter conclusivo.
O projeto é visto por muitos estudantes como a grande oportunidade de quitar pendências junto ao programa. Vale lembrar que o andamento do processo é analisado com urgência.