Cadastro Escolar 2024 na rede pública de ensino é liberado e regras são anunciadas

O cadastro escolar 2024 para a rede pública já está liberado. Vagas preenchidas são de ensino fundamental e médio. Procedimento é feito virtualmente e unificado entre todos os municípios do estado. Veja mais detalhes.

Cadastro Escolar 2024 na rede pública de ensino é liberado e regras são anunciadas
Cadastro Escolar 2024 na rede pública de ensino é liberado e regras são anunciadas (Imagem: FDR)

País e responsáveis já podem fazer o Cadastro Escolar 2024 para a rede pública de ensino. Essa é a primeira etapa da Matrícula Escolar para o próximo ano. Sistema está disponível até o próximo dia 6 de novembro.

Cadastro escolar 2023 em Minas Gerais

O Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) está disponível para os seguintes grupos:

  • Estudante que pretende entrar na rede pública de ensino;
  • Estudante que deseja mudar de escola em 2024;
  • Aqueles que a sua atual escola não ofertará em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante;
  • Quem pretende retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O procedimento está disponível para todo o estado, ao todo, 714 municípios aderiram ao Sucem. A lista com todos os municípios pode ser acessada clicando aqui.

Matrícula Escolar 2024

A matrícula escolar na rede pública de Minas Gerais é feita em duas etapas. Primeiro é necessário fazer o cadastro no site cadastro escolar; depois, fazer a matrícula na escola escolhida entre o período de 26 de dezembro a 12 de janeiro de 2024.

Para a etapa presencial serão necessários os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do estudante, original e cópia;
  • CPF dos estudantes que o possuírem e, prioritariamente, para maiores de 15 anos de idade, original e cópia;
  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante;
  • Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 (dez) anos de idade, original e cópia.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.