São Paulo tem plataforma exclusiva para renegociação de dívidas; veja como acessar

Na próxima semana o TJ-SP vai lançar uma plataforma para renegociação de dívidas. O sistema vai estar disponível para pessoas físicas, empreendedores e microempreendedores individuais.

São Paulo tem plataforma exclusiva para renegociação de dívidas; veja como acessar
São Paulo tem plataforma exclusiva para renegociação de dívidas; veja como acessar (Imagem: FDR)

O Programa Estadual de Combate ao Superendividamento será lançado na próxima segunda-feira (16). A plataforma digital vai possibilitar a renegociação de dívidas. O sistema estará disponível apenas no estado de São Paulo.

O superendividamento é a situação em que o consumidor/empreendedor assume que não possui condições de quitar os débitos em seu nome.

Programa de renegociação de dívidas em São Paulo

O programa deve funcionar da seguinte forma:

  • A pessoa interessada na renegociação deve acessar o site do TJ-SP;
  • Lá ele terá acesso às dívidas cadastradas em seu nome ou em nome de sua empresa;
  • Será necessário preencher um formulário;
  • O documento será encaminhado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) mais próximo de sua residência;
  • A equipe do Cejusc entrará em contato com as empresas credoras;
  • Uma audiência de conciliação será marcada;
  • Caso as partes concordem com a proposta, o acordo será firmado em presença de um conciliador especializado e homologado pelo juiz;
  • Podem participar tanto os casos pré-processuais quanto os processos já em andamento, nesse caso, o processo é suspendido para a tentativa de acordo

Se a pessoa/empresa tiver mais de um credor, a audiência de conciliação acontecerá conjuntamente com todos eles.

Antes de ser divulgado, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos se reuniu com diversas empresas de varejo, instituições financeiras e empresas de análise de crédito.

O lançamento da plataforma acontece às 15 horas da próxima segunda-feira (16), no Salão dos Passos Perdidos, sede do Palácio da Justiça, Sé.

 O evento vai contar com a participação de:

  • Atual presidente do TJSP, o desembargador Ricardo Anafe
  • Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.