Desde que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu que a fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um problema, tentativas de soluções foram apresentadas. Entre elas o mutirão de perícias médicas e avaliação social para acelerar a resposta pelo benefício por incapacidade.
Já há alguns meses o INSS tem realizado mutirão de atendimentos de perícias médicas nas agências aos finais de semana. Para passar por perícia médica é preciso agendar uma data e horário em uma das unidades da Previdência Social, sendo que a prioridade é o atendimento no horário da tarde.
Acontece que hoje o total de vagas para ser atendido de forma presencial não compensa o número de pedidos pela perícia. O exame médico é obrigatório para conseguir a aprovação no benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Como conseguir passar pelo mutirão do INSS?
O primeiro passo para conseguir uma vaga no mutirão do INSS é conferir se os atendimentos serão feitos na sua região. Praticamente em todos os finais de semana há novas vagas disponíveis, mas em cidades diferentes, e principalmente naquelas em que os atendimentos foram agendados há mais de 45 dias.
Para saber se o próximo mutirão acontece próximo a você, o segurado deve acessar o site do INSS e procurar por “Notícias” onde o comunicado será postado. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento, número 135, e tirar suas dúvidas.
Podem passar pelo mutirão
- Quem está com o agendamento marcado há mais de 45 dias;
- Quem solicitou benefício por incapacidade física ou mental.
Agendar presença no mutirão do INSS
Tendo a vaga disponível na sua região, o agendamento no mutirão do INSS é obrigatório. O próprio Instituto pode entrar em contato com o segurado para avisar sobre essa possibilidade. Mas cuidado para não cair em golpes, nunca envie fotos ou passe dados bancários, senha do banco ou do aplicativo.
O agendamento é feito por telefone:
- Ligue para a Central de Atendimento, número 135;
- Selecione o ramal de agendamento;
- Siga as próximas orientações.
Quer saber quais os serviços liberados pela Central de Atendimento do INSS? Clique aqui!