Governo garante desconto na conta de luz de brasileiros e regras já foram liberadas

Centenas de brasileiros podem ter desconto na conta de luz já no próximo pagamento. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício disponível em todo o país. Confira se você está entre os beneficiários.

Governo garante desconto na conta de luz de brasileiros e regras já foram liberadas
Governo garante desconto na conta de luz de brasileiros e regras já foram liberadas (Imagem: Montagem/FDR)

Com os recentes aumentos na conta de luz, pagar menos e o sonho de muitos brasileiros. A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício disponível em todo o país. Com ela é possível reduzir em até 65% o valor da conta.

Segundo um levantamento feito pela Neoenergia, 325 mil famílias correm o risco de perder o benefício por falta de atualização cadastral.

Isso considerando apenas os estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Quem tem direito ao desconto na Conta de Luz?

Segundo as informações divulgadas pelas concessionárias de energia elétrica, têm direito a esse desconto:

  • Família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e com renda familiar mensal de meio salário-mínimo nacional por pessoa
  • Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos; e que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos
  • Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício

Como receber a Tarifa Social de Energia Elétrica?

Para usar o benefício é necessário seguir dois passos apenas:

  1. Fazer o cadastro que dá direito ao Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB)
  2. Procurar uma das agências da concessionária de energia elétrica do seu estado para se cadastrar e ter acesso ao desconto.

Para o cadastro é necessário levar os documentos pessoais e o número do NIS ou NB.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.