Centenas de brasileiros podem ter desconto na conta de luz já no próximo pagamento. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício disponível em todo o país. Confira se você está entre os beneficiários.
Com os recentes aumentos na conta de luz, pagar menos e o sonho de muitos brasileiros. A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício disponível em todo o país. Com ela é possível reduzir em até 65% o valor da conta.
Segundo um levantamento feito pela Neoenergia, 325 mil famílias correm o risco de perder o benefício por falta de atualização cadastral.
Isso considerando apenas os estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Quem tem direito ao desconto na Conta de Luz?
Segundo as informações divulgadas pelas concessionárias de energia elétrica, têm direito a esse desconto:
- Família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e com renda familiar mensal de meio salário-mínimo nacional por pessoa
- Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos; e que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos
- Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício
Como receber a Tarifa Social de Energia Elétrica?
Para usar o benefício é necessário seguir dois passos apenas:
- Fazer o cadastro que dá direito ao Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB)
- Procurar uma das agências da concessionária de energia elétrica do seu estado para se cadastrar e ter acesso ao desconto.
Para o cadastro é necessário levar os documentos pessoais e o número do NIS ou NB.