Realizada no final do mês de novembro, a Black Friday costuma movimentar o comércio brasileiro. Na data, diversas lojas oferecem grandes descontos em produtos como forma de incentivar o consumidor a comprar parte do estoque que ficou parado ao longo do ano. No entanto, neste ano, uma questão externa poderá interferir nas compras realizadas neste período.
Com a grave seca registrada na Amazônia, as transportadoras responsáveis pelo envio das mercadorias vêm demonstrando preocupação sobre a operação logística necessária durante a Black Friday. Isso porque a Zona Franca de Manaus é responsável pelo escoamento de grande parte dos eletrodomésticos produzidos no país.
Como a seca afetará as vendas da Black Friday?
No local, o transporte costuma ser realizado por meio de balsas. No entanto, a seca dos rios deverá atrapalhar na logística efetivada pelas empresas. Atualmente, o local é responsável por toda a produção nacional de itens que costumam ser recorde de vendas durante a Black Friday, entre eles ar-condicionados, televisores, lavadoras de louça e microondas.
Além de dificultar o transporte, a seca também encarece o frete, afetando de forma direta os consumidores do país. Por isso, a indicação das empresas de logística é que a produção seja antecipada para que o escoamento dos produtos aconteça da melhor forma.
O alerta tem outro motivo. A previsão dos institutos que monitoram o clima no Brasil é de que os níveis dos rios das regiões baixem ainda mais. O agravamento da seca pode, inclusive, inviabilizar a navegação no local, o que obrigaria as empresas a buscar outro formato de logística.
Em agosto, os níveis de água no estado de Manaus atingiram o menor nível dos últimos dez anos, levando empresas a adotarem uma “taxa temporária de seca”. Com o prolongamento da seca, o valor foi reajustado em setembro.
A preocupação seguirá para além da Black Friday, tendo em vista que existe a possibilidade de que o período de seca persista até o ano que vem. Com isso, o comércio também poderá ser afetado durante a principal data do ano para o setor, que é o Natal. Por isso, a recomendação também é de que os consumidores preparem o bolso para um possível aumento nas taxas de frete que serão cobradas nos períodos.