Anúncio sobre reajuste no INSS faz a alegria dos aposentados e pensionistas

Na última quarta-feira, 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma importante decisão que afetará a renda dos aposentados e pensionistas. Um novo reajuste do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi confirmado, fazendo a alegria dos segurados. 

Anúncio sobre reajuste no INSS faz a alegria dos aposentados e pensionistas
Anúncio sobre reajuste no INSS faz a alegria dos aposentados e pensionistas. (Imagem: FDR)

A decisão do STF sobre o reajuste do INSS é direcionada aos servidores públicos que adquiriram a aposentadoria antes de 2008. Os valores serão corrigidos pelo mesmo índice aplicado no Regime Geral da Previdência Social (RGPS). 

Embora a Constituição previsse a paridade entre servidores ativos e inativos, regra extinta com a Reforma da Previdência de 2003, a decisão atual foi tomada por unanimidade. Agora, é preciso aguardar pela atualização do documento para que o reajuste do instituto passe a vigorar. 

É importante explicar que o reajuste do INSS é válido somente para o intervalo entre o fim do instituto da paridade e da lei que estabeleceu os índices de ajuste. Na oportunidade, o relator do processo, Dias Toffoli, deixou de lado o argumento de que as correções não poderiam ser feitas antes da vigência da lei de 2008

Para conferir quais benefícios foram afetados pelo reajuste do INSS, basta acessar este link. Abaixo você confere a lista de recursos pagos pela Previdência Social, bem como as principais formas de contato junto ao órgão. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO INSS PARA QUEM TEM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA? (AUTISMO)

Benefícios pagos pelo INSS

Como entrar em contato com o INSS?

Dados necessários para atendimento no INSS

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile