Lista divulgada dos feriados de 2024; saiba quais são os prolongados

A lista de feriados de 2024 foi divulgada e número de prolongados não é tão animador. Além dos feriados nacionais os estados e municípios ainda possuem calendários próprios, o que pode ser um alívio para o trabalhador. Veja o calendário nacional para o próximo ano.

Lista divulgada dos feriados de 2024; saiba quais são os prolongados
Lista divulgada dos feriados de 2024; saiba quais são os prolongados (Imagem: FDR)

Brasileiros já aguardam ansiosamente pelos feriados de 2024, mesmo faltando alguns nesse ano ainda, como o Dia das Crianças e o Natal. Já virou uma tradição aproveitar o feriado e viajar, prova disso são as praias lotadas de turistas. Mas, a notícia não é tão animadora, o número de feriados prolongados do próximo ano é menor do que o de 2023.

Esses feriadões prolongados são momentos de descansos para os trabalhadores, neles é possível, por exemplo, aproveitar um sexta-feira após feriado e emendar o final de semana.

Feriados de 2024

Veja abaixo como será o calendário nacional do próximo ano:

Com isso, serão apenas três feriados prolongados: Confraternização Universal, em 1º de janeiro; Paixão de Cristo, em 29 de março; Proclamação da República, no dia 15 de novembro.

Em algumas situações as empresas podem solicitar que o trabalhador cumpra com sua jornada de trabalho em um feriado, nesse caso, ela deve oferecer alguma compensação ao funcionário.

Feriados facultativos

Além dos nacionais, cada estado e município criam calendários com comemorações que acontecem apenas ali, por exemplo, o aniversário da cidade ou o Dia da Independência do estado.

Existem também os feriados facultativos, que não são considerados oficiais e as empresas têm a liberdade de decidir se vão liberar os funcionários do trabalho ou não.

Nesse caso, é necessário acompanhar os calendários municipais e as agendas das empresas.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile