Saque-aniversário do FGTS tem mudanças anunciadas pelo governo

Criada no ano de 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro, a modalidade de saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está na mira do governo Lula desde o início do ano. Neste mês, um projeto elaborado pela gestão passou a reavaliar uma série de mudanças no seu formato.

Saque-aniversário do FGTS tem mudanças anunciadas pelo governo
Saque-aniversário do FGTS tem mudanças anunciadas pelo governo. (Imagem: FDR).

Atualmente, o saque-aniversário possibilita que o trabalhador que possui vínculo de emprego formal realize anualmente, durante o mês do seu aniversário, um saque do Fundo de Garantia. No entanto, ao aderir a modalidade, ele abre mão de receber o valor completo do fundo em caso de demissão sem justa causa, passando a ter direito apenas a multa rescisória de 40%.

Para o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a medida traz sérios prejuízos aos trabalhadores no momento de maior necessidade. Por isso, um novo formato de saque-aniversário passou a ser estudado pelo Governo Federal. Nesta semana, um projeto com as novas regras foi encaminhado para análise da Casa Civil.

Quais serão as mudanças do saque-aniversário do FGTS?

Buscando corrigir o que considera uma medida injusta, o ministério do Trabalho propôs que todos os trabalhadores demitidos sem justa causa e que aderiram ao saque-aniversário passem a ter direito aos valores que estão bloqueados atualmente no fundo. Além disso, as novas adesões também não deverão limitar o saque em caso de desligamento do emprego formal.

A estimativa é que a mudança gere um impacto financeiro de R$ 14 bilhões no país. Por enquanto, a medida deverá ser analisada pela Casa Civil antes de ser enviada ao presidente Lula.

Caso receba seu aval, o projeto de lei será encaminhado ao Congresso Nacional, onde será discutido pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Se o projeto for aprovado em ambas as casas, volta para receber o aval presidencial.

No entanto, esse processo burocrático de análise e votação ainda não tem data para ser encerrado. Dessa forma, a mudança ainda não tem previsão para entrar em vigor.

Até que todos os trâmites legais sejam finalizados, o trabalhador continua tendo direito a realizar o saque-aniversário em seu formato atual. A adesão pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS ou pelo site, disponível neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.