Ligações do INSS assustam quem está na fila aguardando a APROVAÇÃO do benefício

Receber ligações do INSS não é algo corriqueiro para os segurados. Por isso, a atitude recém adotada da autarquia tem assustado os segurados que aguardam na fila de espera pela aprovação de algum benefício.

Ligações do INSS assustam quem está na fila aguardando a APROVAÇÃO do benefício
Ligações do INSS assustam quem está na fila aguardando a APROVAÇÃO do benefício. (Imagem: FDR)

As ligações do INSS têm foco em segurados que aguardam a aprovação de benefícios por incapacidade temporária mais de 45 dias, o famoso, auxílio-doença. Para recebê-lo, é preciso se submeter à realização da perícia médica. O procedimento, no entanto, reúne uma longa fila de espera. 

Qual é o propósito das ligações do INSS?

  • As ligações do INSS tiveram início na última segunda-feira, 25. O objetivo é entrar em contato com os segurados que já aguardam na fila de espera da perícia médica há mais de 45 dias. 
  • Ao entrar em contato com os segurados, o instituto pretende remarcar atendimentos, confirmar ou antecipar agendamentos de perícia médica ou avaliação social sem a necessidade de perícia médica presencial, somente perante a apresentação do atestado médico. 
  • A Previdência Social informa que os números pelos quais as ligações do INSS ocorrem foram atualizados. Agora o contato é feito através do (11) 2135-0135. É importante destacar que este número não aceita chamadas telefônicas e não está registrado no WhatsApp
  • Os segurados que desejam assegurar a transmissão das chamadas e evitar possíveis golpes, podem entrar em contato gratuitamente com a autarquia pelo número da Central de Atendimento 135. No mesmo instante, o cidadão recebe um SMS enviado pelo número 28041. 
  • Importante ressaltar que o INSS nunca solicita documentos, fotos, dados bancários ou senhas por meio de ligações. No contato da autarquia, serão fornecidas as informações, e qualquer pedido nesse sentido é uma tentativa de fraude.

Ligações do INSS visam redução da fila de espera

  • O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou uma importante decisão que promete cumprir o objetivo de reduzir a fila de espera. A autarquia contabilizou cerca de 637,4 mil segurados aguardando pela perícia médica
  • Devido à amplitude da fila de espera, o INSS decidiu expandir a liberação do auxílio-doença à distância. Desta forma, o segurado terá a chance de enviar toda a documentação médica pela internet. Para isso, é preciso já ter o exame pericial marcado em uma agência da Previdência Social. 
  • A fila de espera já se tornou um problema recorrente entre os segurados e a própria Previdência Social. Por isso, o objetivo do INSS é reduzir o período em que os contribuintes aguardam pela análise do benefício. Hoje, esse tempo gira em torno de 180 dias. 
  • O processo de análise de documentos é agora conduzido de forma totalmente online, podendo ser requisitado através do site do INSS, do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. É essencial observar que a requisição por telefone requer a entrega física dos documentos em uma Agência da Previdência Social (APS) ou via plataforma Meu INSS
  • A plataforma Atestmed simplifica esse processo, estabelecendo um prazo máximo de 180 dias para a concessão do benefício. Em caso de recusa, é possível solicitar uma nova avaliação após 15 dias.
  • Além disso, destaca-se que os benefícios baseados em incapacidade por acidentes agora podem ser processados com base apenas na Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.