Como escolher modelos de AR-CONDICIONADO para combater o calor no verão?

O aumento das temperaturas tem levado diversos brasileiros às compras nos últimos dias. A chegada de uma nova onda de calor fez as vendas de ventiladores e ar-condicionado dispararem durante este mês de setembro. Com o desejo de compra dos itens, também surge o questionamento sobre quais modelos consomem menos energia elétrica.

Como escolher modelos de AR-CONDICIONADO para combater o calor no verão?
Como escolher modelos de AR-CONDICIONADO para combater o calor no verão?

Essa pesquisa é válida tendo em vista que a instalação dos itens pode aumentar o gasto com energia dos consumidores brasileiros. Atualmente, alguns aparelhos de ar-condicionado já contam com funções inteligentes que proporcionam economia na conta de eletricidade.

Para tal, eles disponibilizam funções que permitem a programação de horário, análise de temperatura e até mesmo relatórios de consumo de energia para o consumidor.

Outro cuidado necessário é com a eficiência do ar-condicionado que será comprado. Essa informação pode ser avaliada por meio de um selo no item, quanto mais próximo do A, menor será o consumo dele e maior sua eficácia para a refrigeração do ambiente.

Mas, além da avaliação dos modelos, os consumidores também podem investir em outras facilidades que proporcionam a economia de energia elétrica dentro da residência.

Confira série de melhorias que podem promover economia no gasto com ar-condicionado:

Sensor de temperatura: O produto, que costuma custar menos de R$ 100, funciona para garantir o controle da temperatura em determinado ambiente da casa. Para tal, ele se conecta com os aparelhos e automatiza seu funcionamento, permitindo que esse controle seja realizado, inclusive, por aplicativo.

Tomada inteligente: O produto também possibilita uma automação da casa, permitindo que o morador controle o ar-condicionado ou de ventiladores de forma remota. O item pode ser ligado ou desligado pelo celular. Em alguns casos, ele possibilita inclusive uma regulação da temperatura ou da velocidade.

Controle universal: Esse item é capaz de acionar qualquer dispositivo eletrônico que seja compatível com o infravermelho, facilitando assim o desligamento dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo.

Além disso, ele também permite que essa função seja utilizada via smartphone. Com o aparelho, rotinas de desligamento podem ser programadas, viabilizando que os produtos eletrônicos sejam utilizados apenas durante um período determinado.

Todos os itens possuem versões que custam menos de R$ 100. O que possibilita que o consumidor economize com energia elétrica sem precisar realizar um alto investimento.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.