Veja dicas de como ECONOMIZAR na conta de luz durante o verão

Uma onda de calor já atinge o Brasil especialmente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Isso deve aumentar também o consumo de energia elétrica; veja dicas para economizar na conta de luz.

Veja dicas de como ECONOMIZAR na conta de luz durante o verão
Veja dicas de como ECONOMIZAR na conta de luz durante o verão (Imagem: Pixabay/Montagem: FDR)

Recentemente o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que a estimativa é de um aumento de 5,8% no consumo de energia no mês de setembro. Pensando nisso, a Neoenergia divulgou algumas dicas de como economizar na conta de luz durante a estação mais quente do ano, o verão.

Esse aumento acontece porque os brasileiros acabam buscando ambientes mais frescos e passam mais tempo com a ventiladores e ar-condicionado ligados.

Dicas de como economizar na conta de luz durante o verão

1 Otimize o uso do chuveiro elétrico

O ideal é tomar banho sem o aquecimento, realmente desligar o chuveiro. Caso isso não seja possível, deixe os chuveiros na posição verão, que oferece água mais fria.

É importante se lembrar que quanto mais baixa a temperatura do banho, menor o consumo de energia elétrica.

2 Diminua o uso do ar-condicionado

É interessante utilizar o equipamento para resfriar o ambiente, mas, não permanecer com ele ligado o tempo todo. Uma alternativa é resfriar o ambiente com o ar e depois ligar um ventilador.

3 Diminuir a abertura da geladeira

Essa dica vale para qualquer estação do ano, sabe aquele hábito de abrir a geladeira para pensar? Então, esqueça ele, procure abrir a porta apenas quando for necessário e tente pegar todos os itens que vai utilizar.

Outra indicação da Neoenergia é manter o equipamento em um ambiente bem arejado e com, pelo menos, 15 centímetros entre ele e as paredes ou armários.

4 Otimize o uso de fornos elétricos

A ideia é parecida à anterior, busque utilizar esses fornos para mais de um item, isso deve diminuir o número de vezes que você utiliza ele, consequentemente, resultará em economia de energia.

5 Se possível, substitua os eletrodomésticos antigos

Quanto mais antigo ele for, mais energia ele vai consumir. Os aparelhos mais modernos acabam tendo mais tecnologia investida e maior preocupação com o consumo.

6 Desligue os aparelhos que não estiver utilizar

Por exemplo: computadores e notebooks, se não estiver utilizando eles por mais de 1h, desligue-os e depois religue quando necessário.

Além disso, não deixe os carregadores na tomada ou após o carregamento total. E, jamais deixe os aparelhos em “stand-by”, o tempo de espera, ele é bastante utilizado em televisões.

7 Troque as lâmpadas

As lâmpadas de LED podem até ser mais caras em um primeiro momento, mas, elas  consomem 80% menos energia do que as convencionais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.