O aumento das temperaturas tem levado diversos brasileiros às compras nos últimos dias. A chegada de uma nova onda de calor fez as vendas de ventiladores e ar-condicionado dispararem durante este mês de setembro. Com o desejo de compra dos itens, também surge o questionamento sobre quais modelos consomem menos energia elétrica.
Essa pesquisa é válida tendo em vista que a instalação dos itens pode aumentar o gasto com energia dos consumidores brasileiros. Atualmente, alguns aparelhos de ar-condicionado já contam com funções inteligentes que proporcionam economia na conta de eletricidade.
Para tal, eles disponibilizam funções que permitem a programação de horário, análise de temperatura e até mesmo relatórios de consumo de energia para o consumidor.
Outro cuidado necessário é com a eficiência do ar-condicionado que será comprado. Essa informação pode ser avaliada por meio de um selo no item, quanto mais próximo do A, menor será o consumo dele e maior sua eficácia para a refrigeração do ambiente.
Mas, além da avaliação dos modelos, os consumidores também podem investir em outras facilidades que proporcionam a economia de energia elétrica dentro da residência.
Confira série de melhorias que podem promover economia no gasto com ar-condicionado:
Sensor de temperatura: O produto, que costuma custar menos de R$ 100, funciona para garantir o controle da temperatura em determinado ambiente da casa. Para tal, ele se conecta com os aparelhos e automatiza seu funcionamento, permitindo que esse controle seja realizado, inclusive, por aplicativo.
Tomada inteligente: O produto também possibilita uma automação da casa, permitindo que o morador controle o ar-condicionado ou de ventiladores de forma remota. O item pode ser ligado ou desligado pelo celular. Em alguns casos, ele possibilita inclusive uma regulação da temperatura ou da velocidade.
Controle universal: Esse item é capaz de acionar qualquer dispositivo eletrônico que seja compatível com o infravermelho, facilitando assim o desligamento dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo.
Além disso, ele também permite que essa função seja utilizada via smartphone. Com o aparelho, rotinas de desligamento podem ser programadas, viabilizando que os produtos eletrônicos sejam utilizados apenas durante um período determinado.
Todos os itens possuem versões que custam menos de R$ 100. O que possibilita que o consumidor economize com energia elétrica sem precisar realizar um alto investimento.