Como ter certeza que a ligação do INSS é para falar sobre a perícia médica?

Nesta semana, diversos trabalhadores passaram a receber ligações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A chamada realizada pelo órgão federal é uma convocação para que o segurado consiga adiantar a realização de sua perícia médica. No entanto, diversas dúvidas surgem entre os beneficiários que questionam se a ligação é realmente do INSS.

Como ter certeza que a ligação do INSS é para falar sobre a perícia médica?
Como ter certeza que a ligação do INSS é para falar sobre a perícia médica?

O questionamento tem motivo, tendo em vista que diversos golpes aplicados pelo Brasil são realizados por meio de chamadas falsas. Nas ligações, é comum que os criminosos se identifiquem como técnicos de órgãos federais ou de instituições financeiras. Por isso, é preciso ficar atento para saber se a chamada recebida é de fato do INSS.

Como identificar se a ligação é do INSS?

Para ter certeza, é preciso que o trabalhador fique atento a uma série de detalhes. Confira quais são:

  • Número da chamada: as ligações realizadas pelo INSS são feitas pelo número (11) 2135-0135, é ele que deverá aparecer na tela do seu celular. Esse telefone não recebe chamadas e também não tem WhatsApp
  • Número do SMS: em alguns casos, o Instituto pode entrar em contato por SMS. Caso isso aconteça, o número que enviará a mensagem será o 28041
  • Informações solicitadas: Ao entrar em contato, o INSS apenas solicita que o trabalhador confirme as informações que o órgão já tem. Se durante a chamada for solicitado algum documento, envio de foto, número de conta corrente ou senha bancária, desconfie

Esses são os principais cuidados ao receber uma ligação do Instituto. No entanto, caso o trabalhador desconfie da chamada, é possível tirar dúvidas sobre a questão entrando em contato com a Central de Atendimento do Instituto, que está disponível por meio do telefone 135.

Por meio dela, é possível falar diretamente com um atendente do Instituto. O telefone está disponível para atendimento ao público de segunda a sábado, das 7h às 22h no horário de Brasília. Outra opção é o uso do aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e iOS, onde também é possível realizar consultas referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.