No início desta semana, diversos brasileiros que tentaram utilizar o Pix para realizar algum tipo de pagamento ou transferência encontraram dificuldades com o sistema. Relatos postados nas redes sociais dão conta que a instabilidade afetou clientes de diversos bancos.
De acordo com as publicações, os problemas não ficaram restritos aos bancos que atuam de forma 100% digital, mas também atingiram outras instituições financeiras.
Até esta terça, puderam ser encontrados usuários relatando dificuldades para fazer Pix nos aplicativos da Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander.
Já entre os bancos digitais, o mesmo problema foi comunicado por clientes do Nubank e PagBank. As falhas tiveram início no final do dia, por volta das 12h.
A maior parte dos casos em que a transferência instantânea não foi realizada era de pagamentos entre contas de bancos diferentes. Quando o Pix era feito para a mesma instituição financeira, a falha não foi relatada pelos clientes.
O problema afetou diversos brasileiros que utilizam a facilidade durante o dia-a-dia. Recentemente, o sistema de pagamento bateu um novo recorde de transações diárias.
No dia 06 de setembro, mais de 152 milhões de operações foram realizadas via Pix. De acordo com o relatório do Banco Central, o total movimentado entre contas na data foi de mais de R$ 76 bilhões.
Com a instabilidade encontrada na segunda-feira, alguns clientes se viram prejudicados sem poder efetuar pagamentos de compras, contas ou até mesmo boletos via Pix.
O que aconteceu com o Pix?
No momento da transferência, os clientes estavam sendo informados que um erro impedia a operação. Em outros casos, a mensagem apresentada na tela informava que a transferência poderia demorar mais do que o esperado.
Por meio de nota, o Itaú informou que constatou uma instabilidade no sistema. No entanto, o problema já foi solucionado e as transferências por meio da função de pagamento instantâneo já foram restabelecidas. Já o Bradesco afirmou que os serviços seguem operacionais.
Os demais bancos não informaram se alguma instabilidade foi constatada no serviço. Já o Banco Central destacou que o funcionamento dos sistemas que viabilizam o Pix segue normalmente.