5º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem valores divulgados para saque nos próximos dias

A restituição do Imposto de Renda teve os seus valores e datas divulgados. Portanto, os contribuintes que fizeram parte da declaração de 2023 estão animados para receberem a quantia em conta. Veja agora quando os cidadãos terão acesso aos valores.

Auxílio emergencial é REATIVADO para moradores de regiões específicas do país
5º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF tem valores divulgados para saque nos próximos dias (Imagem: FDR)

O 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda vai iniciar os seus pagamentos. Para saber se será ou não contemplado, será necessário fazer a consulta do seu CPF a partir do dia 22/09, que foi na última sexta-feira. Com isto, o cidadão consegue identificar se receberá o valor em conta no dia 29/09.

No dia 29/09, o quinto e último lote da restituição será efetuado aos cidadãos que ainda não foram contemplados. Este benefício cedido pela Receita Federal é oferecido aos cidadãos que acabaram efetuando pagamento excessivos na declaração. Durante o ano, estes contribuintes recebem parte do valor de volta.

O primeiro lote de pagamentos é feito exclusivamente para o grupo prioritário. Além de idosos e pessoas com deficiência, este ano novos grupos também foram adicionados. As pessoas que optaram por receber o pagamento através da chave PIX e aqueles que fizeram a declaração pré-preenchida também foram pagos.

Com isto, as pessoas poderão, a partir do ano que vem, também receber a restituição via PIX e serem privilegiadas com este pagamento antecipado. Assim como aqueles que escollherem a declaração pré-preenchida. Confira abaixo outras mudanças que serão aplicadas a partir de 2024 no Imposto de Renda.

Imposto de Renda deve contar com nova faixa de isenção

Em maio deste ano, o governo federal anunciou que uma nova faixa de isenção do Imposto de Renda seria colocada em prática. Com isto, a Receita Federal vem buscando se adequar à nova linha máxima de recebimentos pelo cidadão. Agora, aqueles que recebem até dois salários mínimos não serão obrigados à declarar.

Isto significa que se o cidadão recebe até R$ 2.640, ele não terá que entregar, anualmente, a sua declaração do Imposto de Renda. Com isto, é esperado que o governo tenha uma redução significativa em seus ganhos com a arrecadação dos contribuintes.

YouTube video player
Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile