Os aposentados e pensionistas que desejam contratar um novo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serão beneficiados. Isso porque, os principais bancos do país já estão adotando uma nova tarifa de juros mensal a partir da redução da taxa Selic aprovada na última quarta-feira (20).
Após o Banco Central ter anunciado na última quarta-feira (20) uma nova redução para a taxa Selic, algumas bancos já acompanharam essa mudança. E os beneficiados serão os interessados em contratar empréstimo consignado do INSS. Isso porque, mudanças nos juros deste crédito foram confirmadas.
O que vai mudar no consignado do INSS
- Selic passou de 13,25% para 12,75% ao ano, como esta taxa é usada como referência para todos os produtos financeiros a longo prazo, como empréstimos e financiamentos, os bancos estão acompanhando a mudança. A ideia é baratear a oferta de crédito.
- Banco do Brasil e Caixa Econômica anunciam redução no consignado do INSS, o anúncio foi feito no mesmo dia em que a Selic caiu. Este é um dos principais tipos de crédito contratados nestas duas instituições que são ligadas ao poder público.
- Consignado do INSS no Banco do Brasil caiu para 1,71% na faixa mínima, e a faixa máxima passou para 1,85% ao mês. Válido para aposentados e pensionistas que quiserem contratar o empréstimo consignado a partir desta quinta-feira (21).
- Caixa Econômica reduz o consignado para a partir de 1,55% ao mês, mas para todos que contratarem este tipo de crédito. Não foi informado pelo banco qual será a taxa cobrada especificamente para os aposentados ou pensionistas do INSS. O novo valor vale também a partir de hoje (21).
- Crédito consignado desconta parcela do salário do aposentado, por isso consegue taxas de juros mais vantajosas comparada ao crédito pessoal. Como o banco tem a garantia do salário do cidadão todo mês, e do pagamento das parcelas a partir do desconto, consegue baratear os custos.
Ministro promete novo teto no juros do consignado do INSS
- Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, prometeu nova redução no consignado do INSS. A ideia, segundo Lupi é acompanhar o corte na Selic e trazer um novo limite de cobrança para o crédito destinado aos aposentados e pensionistas.
- Desde agosto o teto de juros atual é de 1,91% ao mês, mas cada banco pode adotar a tarifa que desejar dentro desse limite. A Caixa Econômica, por exemplo, escolheu reduzir para a partir de 1,55%.
- Bancos já operam abaixo do teto estabelecido pelo governo, informou o ministro da Previdência. Ao todo, 33 bancos brasileiros colocam o consignado do INSS como um dos seus produtos disponíveis para contratação.