Em poucos dias os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mas ainda não foram restituídos, poderão consultar a liberação do benefício. É que a Receita Federal prometeu liberar o nome de quem foi incluso no 5º lote de restituição do IRPF ainda nesta semana.
Em setembro será pago o 5º lote de restituição do IRPF, o último do calendário regular de 2023. A Receita Federal ainda não divulgou quantas pessoas serão inclusas neste pagamento, mas a expectativa é de que este lote tenha o maior número de contemplados até agora, já que é o último.
Para ser restituído o contribuinte deve ter apresentado em sua declaração os comprovantes de deduções e gastos do último ano. Dependendo do que foi gasto o cidadão vai receber um desconto no valor final da sua tributação, o desconto será devolvido ao contribuinte como uma espécie de troco.
É dessa forma que o contribuinte é restituído. Até o momento mais de 21 milhões de pessoas já foram pagas, mas quem recebeu a informação de que teria valores a receber e ainda não foi beneficiado, deposita toda a sua esperança no 5º lote de restituição do IRPF. O pagamento deste mês está marcado para o dia 29.
Caso não tenha sido incluso no pagamento deste mês, o contribuinte caiu na malha fina. Isso acontece quando são enviadas informações erradas, divergentes, ou quando faltou pagar algum tipo de taxa ou imposto. Neste caso, a restituição fica presa até que o contribuinte regularize as pendências.
Consulta 5º lote de restituição do IRPF
A partir das 10h do dia 22 de setembro, próxima sexta-feira, fica aberta a consulta ao 5º lote de restituição do IRPF. Como de costume a Receita libera o sistema uma semana antes do pagamento. Os valores serão transferidos para a conta corrente ou PIX que foram informados pelo contribuinte.
Este lote deve ser majoritariamente de pessoas que não têm prioridade legal, além dos que corrigiram a declaração e por fim quem deixou para entregar a declaração mais perto do fim do prazo.
Para consultar se foi incluso neste pagamento basta:
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Agora escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Tenha acesso as informações.