Bolsa Família em setembro: entenda a soma dos benefícios complementares

Pontos-chave
  • O pagamento do Bolsa Família dura até 29 de setembro;
  • Foram mais de meio milhão de novas famílias inclusas neste mês;
  • O valor do Bolsa Família vai depender de quantas pessoas compõem o grupo.

Pelo menos 21,47 milhões de famílias que vivem em condições de pobreza receberão o Bolsa Família em setembro. O número indica que 550 mil novos inscritos passam a ser beneficiados neste mês. Somando os benefícios complementares, a média a ser recebida é de R$ 686,89. 

Bolsa Família em setembro: entenda a soma dos benefícios complementares
Bolsa Família em setembro: entenda a soma dos benefícios complementares (Imagem: FDR)

O Bolsa Família em setembro começou nesta segunda-feira, 18 de setembro, e tem previsão para acabar no dia 29 de setembro. São dez dias úteis ao todo para que todas as 21,47 milhões de famílias possam ser contempladas. O calendário é organizado com base no final do NIS (Número de Identificação Social) do titular.

No primeiro dia recebem aqueles com NIS final 1, depois final 2 e assim por diante até chegar no dia 29 de setembro quando terão acesso ao pagamento quem tem a sequência com final 0. Dessa forma o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) acredita que consegue diminuir as filas nas agências da Caixa Econômica.

Além da organização do calendário, outra forma de melhorar o atendimento no banco e nas casas lotéricas é por meio da otimização do App Caixa Tem. Hoje o dinheiro já é transferido na poupança social, e tem poupado o tempo de quem não precisa receber a quantia em mãos.

Online é possível fazer PIX, transferências, pagar boleto, usar o cartão de débito virtual, tudo usando o saldo do Bolsa Família. Todos os novos aprovados no programa terão uma conta aberta automaticamente em seu nome, basta baixar o aplicativo para acessar.

Como saber se foi aprovado no Bolsa Família em setembro?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social de março até agora pelo menos 2 milhões de famílias já foram aprovadas no programa. Para receber o Bolsa Família em setembro é preciso que tenha sido liberada verba para o município, a fim de que novos grupos possam ser contemplados.

A verba vem do governo federal, mas com base nos dados do Cadastro Único e do nível de pobreza daquela região. Apenas no Bolsa Família em setembro foram 550 mil novos inscritos do Cadastro Único que conseguiram uma vaga no programa.

Os dados do MDS mostram que a região com o maior número de contemplados pelo programa segue sendo o Nordeste, são 9,75 milhões de lares contemplados neste mês somando todos os estados

Para saber se é uma das famílias que vai receber o Bolsa Família em setembro basta fazer a consulta em:

Os titulares também podem receber uma carta no seu endereço informando a aprovação. 

E AGORA? GOVERNO CONFIRMA SUSPENSÃO NOS PAGAMENTOS DO BOLSA FAMÍLIA DE SETEMBRO!

Valor do Bolsa Família em setembro

Os bônus e adicionais continuam a compor o valor do Bolsa Família em setembro. Juntos eles são capazes de fazer com que a média de pagamento por grupo contemplado chegue a R$ 686,89.

É possível consultar o valor que será recebido este mês na opção “Extrato” e depois “Futuro” disponível no App do Caixa Tem. Os valores são compostos da seguinte forma:

O Bolsa Família em setembro atende 9,49 milhões de crianças de até seis anos, 15,4 milhões de dependentes até 18 anos e 750 mil gestantes.

Calendário do Bolsa Família em setembro

O calendário de pagamentos do Bolsa Família de setembro já começou, e até o dia 29 todos devem receber. Conforme indica o calendário o dinheiro será transferido no Caixa Tem, com possibilidade de saque presencial para aqueles que preferirem. 

Além disso, exclusivamente para quem mora nos 97 municípios que decretaram situação de calamidade devido ao ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, o dinheiro está sendo liberado na segunda-feira independente do final do NIS.

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de setembro
2 19 de setembro
3 20 de setembro
4 21 de setembro
5 22 de setembro
6 25 de setembro
7 26 de setembro
8 27 de setembro
9 28 de setembro
0 29 de setembro
Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile