Bolsa Família confirma meio milhão de NOVOS contemplados e surpreende

Começou na última segunda-feira (18) o pagamento do Bolsa Família de setembro. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) apenas neste mês pelo menos 550 mil novas famílias foram inclusas no programa. As informações sobre a entrada no programa surpreendem.

Bolsa Família confirma meio milhão de NOVOS contemplados e surpreende
Bolsa Família confirma meio milhão de NOVOS contemplados e surpreende (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O Bolsa Família foi relançado neste ano, no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O programa é o principal na vitrine social do presidente, tendo sido criado em 2003 durante o seu primeiro mandato. Completando 20 anos em 2023, o benefício foi atualizado trazendo mais novidades.

O seu grande objetivo é oferecer complemento de renda para famílias pobres, mas tem sido usado por muitas pessoas como a principal fonte de renda. Próximo ao período eleitoral em outubro de 2022, o Auxílio Brasil que funcionava na época passou a incluir novas famílias de maneira suspeita.

Após o início de algumas investigações o TCU (Tribunal de Contas da União) descobriu que haviam indícios de fraudes e irregularidades. Por isso, desde que o Bolsa Família voltou a funcionar, em março, um pente-fino nos cadastros também passou a ser aplicado. Com isso, mais de 1 milhão de famílias foram excluídas.

É por isso que a inclusão de 550 mil novos grupos no pagamento do Bolsa Família de setembro chama atenção. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, de março até setembro já foram 2,15 milhões de novas inclusões. Atualmente há 21,47 milhões de famílias beneficiadas.

Como conseguir uma vaga no Bolsa Família?

Para conseguir uma vaga no Bolsa Família é preciso seguir as recomendações para ter acesso ao benefício. Além disso, o representante da família que será o titular do auxílio também deve se preocupar com as condições que vão garantir a continuidade do pagamento. 

Atualmente, para ter direito ao benefício é necessário ser:

Criada neste ano a Regra de Proteção passa a permitir que as famílias que hoje recebem o benefício aumentem sua renda em até meio salário mínimo por pessoa. Neste caso, terão um corte de 50% no valor recebido de Bolsa Família, e continuidade do benefício pelo prazo de dois anos.

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile