Todos os brasileiros precisam começar a se preocupar com a emissão do seu novo RG. Hoje, a validade do documento é de 10 anos e a sua nova versão já poderá ser impressa com o modelo mais moderno. A ideia do governo brasileiro é conseguir melhorar a forma de identificação dos cidadãos.
Em 2022, um decreto do governo federal determinou que o novo RG substituiria a atual numeração do CPF. Na realidade, atualmente a emissão do RG é feita por estado, isso significa que permite a criação de uma nova identidade em cada estado que o cidadão residir. O CPF, porém, já é único em todo país.
Na realidade, o objetivo principal é justamente impedir que uma mesma pessoa tenha mais de um número de RG e unificar seus dados em uma única base. Para isso, todos os brasileiros terão acesso a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com um prazo de 10 anos para que a emissão seja feita.
Os estados do Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, foram os primeiros a emitir o novo RG. Desde março deste ano o governo passou a exigir que todos os demais estados se adaptassem as regras e passassem a fazer a impressão do CIN.
Como emitir o novo RG no Brasil?
De acordo com o governo federal, a troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações. Diferente do que muitas pessoas estavam imaginando, o novo RG não será emitido exclusivamente de forma online, com acesso apenas via aplicativo.
Quem não tem acesso a internet consegue o documento impresso em papel ou em policarbonato. Na realidade, somente após a versão física do documento é que sua versão online poderá ser acessada. As duas alternativas possuem as mesmas informações.
Como um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada. Ou seja, aumentando a segurança das informações.
Para emitir um novo RG basta:
- Vá ao órgão emissor do seu Estado (como PoupaTempo ou Expresso Cidadão);
- Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento;
- A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único;
- Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel;
- Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo Gov.BR.