Novo RG se torna OBRIGATÓRIO em todo o país com prazo máximo para emissão

Todos os brasileiros precisam começar a se preocupar com a emissão do seu novo RG. Hoje, a validade do documento é de 10 anos e a sua nova versão já poderá ser impressa com o modelo mais moderno. A ideia do governo brasileiro é conseguir melhorar a forma de identificação dos cidadãos.

Novo RG se torna OBRIGATÓRIO em todo o país com prazo máximo para emissão
Novo RG se torna OBRIGATÓRIO em todo o país com prazo máximo para emissão (Imagem: FDR)

Em 2022, um decreto do governo federal determinou que o novo RG substituiria a atual numeração do CPF. Na realidade, atualmente a emissão do RG é feita por estado, isso significa que permite a criação de uma nova identidade em cada estado que o cidadão residir. O CPF, porém, já é único em todo país.

Na realidade, o objetivo principal é justamente impedir que uma mesma pessoa tenha mais de um número de RG e unificar seus dados em uma única base. Para isso, todos os brasileiros terão acesso a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com um prazo de 10 anos para que a emissão seja feita.

Os estados do Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, foram os primeiros a emitir o novo RG. Desde março deste ano o governo passou a exigir que todos os demais estados se adaptassem as regras e passassem a fazer a impressão do CIN.

Como emitir o novo RG no Brasil?

De acordo com o governo federal, a troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações. Diferente do que muitas pessoas estavam imaginando, o novo RG não será emitido exclusivamente de forma online, com acesso apenas via aplicativo.

Quem não tem acesso a internet consegue o documento impresso em papel ou em policarbonato. Na realidade, somente após a versão física do documento é que sua versão online poderá ser acessada. As duas alternativas possuem as mesmas informações.

Como um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada. Ou seja, aumentando a segurança das informações.

Para emitir um novo RG basta:

  • Vá ao órgão emissor do seu Estado (como PoupaTempo ou Expresso Cidadão);
  • Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento;
  • A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único;
  • Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel;
  • Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo Gov.BR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com