Consignado com a MENOR taxa de juros do mercado? Listamos as melhores opções

Concedido para aposentados, pensionistas e funcionários públicos, o empréstimo consignado possui diversas vantagens em comparação a outros tipos de crédito. No Brasil, diversas instituições financeiras oferecem o benefício. Listamos as opções com as menores taxas de juros do mercado.

Consignado com a MENOR taxa de juros do mercado? Listamos as melhores opções
Consignado com a MENOR taxa de juros do mercado? Listamos as melhores opções. (Imagem: FDR)

Por ser descontado de forma automática na folha de pagamento do funcionário público ou do benefício de aposentados e pensionistas pelo INSS, o consignado tem risco zero para as instituições financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo, possibilitando uma redução nas taxas de juros cobradas.

Recentemente, o INSS aprovou a liberação do consignado para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é concedido para pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos e que possuem baixa renda.

De acordo com o Instituto, durante o mês de agosto, quase 5,5 milhões de brasileiros receberam esse tipo de benefício que paga um salário mínimo para pessoas em vulnerabilidade social e econômica.

Como funciona o crédito consignado?

O consignado é descontado diretamente na folha salarial ou de benefício. Dessa forma, o valor cobrado pelo empréstimo é garantido para as instituições, sem risco de inadimplência.

Esse formato traz uma série de vantagens. Por ser uma operação com risco zero, o consignado tem as menores taxas de juros do mercado.

No último mês de agosto, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), aprovou a redução da taxa máxima de juros do empréstimo consignado para 1,91%, consolidando a operação como a que oferece mais vantagens para quem a contrata.

Outra vantagem está na facilidade para contratação, que pode ser realizada rapidamente, permitindo o saque do dinheiro solicitado com agilidade.

Além disso, os prazos de pagamento são prolongados, podendo chegar a até 120 meses em alguns casos. No entanto, algumas regras precisam ser respeitadas. Elas foram criadas para garantir que apenas parte da renda seja comprometida com o empréstimo.

Para quem recebe o BPC, por exemplo, apenas 35% da renda mensal pode ser designada para c pagamento do consignado.

Para outros casos, o limite legal é de 40%. A contratação é realizada diretamente com a instituição financeira escolhida pelo servidor, pensionista ou aposentado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.