Aposentadorias do INSS de setembro já estão disponíveis para consulta; veja o calendário

Todos os meses, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza o pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios para milhões de brasileiros. O calendário de liberação de recursos referentes ao mês de setembro já foi disponibilizado para a consulta.

Aposentadorias do INSS de setembro já estão disponíveis para consulta; veja o calendário
Aposentadorias do INSS de setembro já estão disponíveis para consulta; veja o calendário. (Imagem: FDR)

Em setembro, cerca de 36 milhões de pessoas serão beneficiadas com os recursos. Assim como nos meses anteriores, o pagamento será dividido entre os segurados que recebem até um salário mínimo e os que ganham valores superiores. Dessa forma, o depósito será iniciado pelo primeiro grupo.

Além disso, as datas também são definidas de acordo com o número final do benefício concedido pelo INSS. Para saber quando irá receber, o segurado deverá consultar seu cadastro e levar em consideração o número que aparece antes do último dígito. Ou seja, se o cadastro for 123.456.78-9, o número final do benefício será o 8.

Confira o calendário de pagamento do INSS em setembro:

Para segurados que recebem até um salário mínimo, o pagamento será iniciado no dia 25 de setembro e segue até o dia 6 de outubro. Confira as datas:

No segundo momento passarão a ser liberados os seguros de quem recebe valores acima de 1 salário mínimo. Nesse caso, o pagamento terá início no dia 2 de outubro. Veja o calendário:

Neste ano, o valor mínimo de seguros concedido pelo INSS sofreu um reajuste. O montante, que era de R$ 1.302, passou para R$ 1.320. No entanto, essa mudança é válida apenas para os aposentados, pensionistas e segurados que recebem o salário mínimo.

Para os demais, que tem direito a valores superiores, o reajuste do benefício é realizado conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Neste ano, o aumento ficou em 5,93%.

O segurado que possui dúvidas sobre valores, calendário de pagamento ou até mesmo outras questões, pode entrar em contato com o instituto por meio da central de atendimento, disponível no telefone 135. Além disso, as informações também podem ser verificadas no aplicativo Meu Inss, disponível para Android e iOS.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile