Aposentadoria do INSS pode ser concedida ao cidadão que NUNCA trabalhou

A aposentadoria do INSS pode ser concedida ao cidadão que nunca trabalhou na sua vida. Esta iniciativa já existe, mas a maioria da população não está ciente deste benefício. Portanto, veja abaixo mais detalhes como solicitar a aposentadoria sem ter exercido qualquer profissão:

INSS: Veja quais serviços foram alterados com a Covid-19
Aposentadoria do INSS pode ser concedida ao cidadão que NUNCA trabalhou (Imagem: FDR)

Para solicitar o benefício, é fundamental que você seja uma dona de casa. Caso você não exerça uma profissão e trabalhe fundamentalmente para cuidar da sua própria casa, você pode receber um auxílio do INSS. Este suporte chama-se Aposentadoria para dona de casa e pode ser solicitado através do órgão.

Porém, é importante que a cidadã respeite alguns requisitos cobrados pela Previdência Social para liberar o valor em conta. Um deles é que a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos (R$ 2.640). Além disto, é preciso que a dona de casa não receba nenhum tipo de renda.

É essencial que a dona de casa que esteja interessada neste auxílio esteja inscrita no Cadastro Único. É importante lembrar que, possuindo cadastro no CadÚnico, o cidadão pode ter acesso à outros benefícios sociais cedido pelo governo federal. Portanto, é fundamental para as famílias de sobrevivem com uma baixa renda.

Para realizar a sua inscrição nesta base de dados, é preciso visitar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Já no caso das pessoas que exercem a sua profissão, mas de maneira informal, também é possível obter a aposentadoria do INSS. Confira abaixo mais informações sobre este benefício.

Aposentadoria do INSS também pode ser solicitada por quem é MEI

O microempreendedor individual (MEI) é conhecido por exercer a sua profissão sem assinar a sua carteira de trabalho. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a aposentadoria do INSS pode ser concedida para quem é informal. Para isto, é preciso que o trabalhador realize as suas contribuições de forma espontânea.

Isto pode ser feito através do aplicativo de celular chamado de “Meu INSS”, disponível em Play Store e App Store. Além disto, o cidadão também pode acessar o site oficial do INSS clicando aqui e ter acesso à mais informações sobre como realizar a sua contribuição mensal para a Previdência Social.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile