SALESóPOLIS, SP — Quem perdeu o acesso a sua poupança social digital por ter esquecido os dados de acesso, deve urgentemente iniciar o processo para recuperar a senha do Caixa Tem. O próprio aplicativo auxilia neste procedimento, e dá ao cidadão a chance de recriar sua senha ainda de maneira online, poupando seu tempo.

Para recuperar a senha do Caixa Tem é muito importante que os dados de contato estejam atualizados, e que o trabalhador tenha acesso a eles. Acompanhe a seguir como funciona esse procedimento.
A importância de manter o acesso ao Caixa Tem
Desde 2020 o Caixa Tem passou a ser o canal online da Caixa Econômica Federal para pessoas que recebem benefícios sociais e trabalhistas. É muito importante manter o acesso e senha do Caixa Tem para conseguir usufruir de todos os serviços que são disponibilizados de maneira online.
Como: PIX, transferências, pagamento de boletos, cartão de débito virtual, recarga de celular, entre outros. Evitando as filas nas agências, e o tempo de espera em frente ao banco e nas casas lotéricas.
Passo a passo para recuperar a senha do Caixa Tem: Preparativos iniciais
O primeiro passo para recuperar senha Caixa Tem é justamente informar ao aplicativo que perdeu a senha anterior. A partir disso, será enviado para o e-mail do cidadão um link para recuperação da senha, criando uma nova sequência.
Acessando a opção “Esqueci minha senha”
- Acesse o Caixa Tem aplicativo;
- Clique na opção “Esqueci minha senha”.
Neste momento o cidadão vai indicar ao sistema do banco que perdeu o dado anterior, e que por isso precisa recuperar a senha do Caixa Tem.
Inserindo o CPF e confirmação
- No aplicativo, insira o CPF no campo indicado, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
- As instruções para a recuperação da senha serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado.
Informar o número do CPF é necessário para que o sistema reconheça quem é você.
Acessando o link de redefinição via e-mail
A fase mais importante para voltar a fazer login Caixa Tem é acessar o link de redefinição de senha que será encaminhado ao e-mail do cliente. Por isso o login no e-mail informado pelo cidadão no primeiro cadastro deve estar funcionando perfeitamente, recebendo novas mensagens e sendo movimentado.
- Acesse o seu e-mail cadastrado, e clique em “Link para redefinir credenciais”;
- Siga as instruções solicitadas e crie uma nova senha.
Caso tenha perdido o e-mail, o cidadão precisa passar por um outro processo mais demorado.
Definindo a nova senha
- A nova senha deve ser numérica, com ao menos seis dígitos, e não pode ser igual ao CPF, possuir repetições ou ser a sua data de nascimento;
- Clique em “Continuar” para validar o processo e faça o login na plataforma com a nova senha.
Com a nova senha do Caixa Tem todos os serviços disponibilizados pelo aplicativo voltam a ficar disponíveis para o cidadão.
Problemas comuns e suas soluções: Como resolver o erro 403 Forbidden
Alguns erros do Caixa Tem vão impedir que o trabalhador consiga usufruir de todos os serviços do aplicativo. E principalmente, que possa acessar o seu pagamento na data marcada.
Entre essas falhas do sistema está o Erro 403 Forbidden Caixa Tem, esse é um problema inicialmente do aplicativo, mas que pode estar relacionado ao servidor da Caixa. Por isso, existem diferentes maneiras de resolver.
- Force a parada do aplicativo no seu celular, e acesse novamente;
- Android: vá em “Configurações” >> Aplicativos >> Caixa Tem >> Forçar parada;
- IOS: Clique dois vezes no botão home >> Procure por Caixa Tem no seletor de aplicativos >> Puxe o card para cima, limpando a página.
- Ajuste as permissões de uso do aplicativo no seu celular, basta procurar por “Ajustes” ou “Configurações” e escolher “Caixa Tem” autorizando seus serviços;
- Limpe o cachê do aplicativo na Android;
- Acesse as configurações do Caixa Tem >> Clique no botão “Limpar cache” >> Selecione reabrir o software do banco.
- Desinstale e instale o Caixa Tem novamente no IOS;
- Reinicie o roteador do seu WiFi;
- Use os dados móveis para acessar o aplicativo, quer dizer, o 3G ou 4G.
O que fazer se não tiver acesso ao e-mail cadastrado
Para alterar o telefone ou e-mail de acesso ao aplicativo em uma atualização cadastral Caixa Tem, basta:
- Abra seu aplicativo e, na tela de login, digite seu CPF e toque em “Próximo”;
- Na próxima tela, escolha a opção “Recuperar Senha”;
- Na sequência, coloque novamente seu CPF e clique “Continuar”;
- Na tela seguinte escolha “Não reconheço esses dados“;
- Siga o passo a passo para recuperar seu acesso. Você receberá e-mail e SMS, e também deverá enviar uma foto do seu documento (RG ou CNH) original e uma foto sua segurando o documento;
- Depois é só aguardar a análise dos documentos, que pode demorar até 1 dia útil;
- Ao final da análise, você receberá um novo e-mail com link para confirmar seu acesso e trocar sua senha.
Caso esse processo não funcione, solicite a recuperação dos dados cadastrais de forma presencial na agência da Caixa.
Atualização cadastral: Por que é necessária?
A atualização cadastral no Caixa Tem é muito importante para quem em uma situação como essa, a recuperação da senha seja mais simples e fácil. Quem estiver com os dados desatualizados terá que aguardar a aprovação da Caixa, com envio de documentos e o prazo de 1 dia útil.
Dicas de segurança: Como criar uma senha forte e segura.
Quer criar uma senha forte e segura, além de simples de lembrar? Confira essas dicas que vão garantir o pleno funcionamento dos benefícios Caixa Tem.
- Escolha data de aniversário de um familiar próximo, como filho, pai ou mãe;
- Escolha a mesma senha que já usa em outro banco, ficará mais fácil de lembrar;
- Não escolha números com sequências iguais, como 22 ou 11;
- Não escolha números com sequência cronológica, como 123456 ou 654321.
A facilidade de recuperar a senha e a importância de manter os dados atualizados
Para quem tem acesso ao e-mail a recuperação de senha do Caixa Tem pode ser mais fácil do que imagina, basta receber o link de recuperação no seu endereço eletrônico para dar andamento ao processo de alteração.
No entanto, manter os dados sempre atualizados vai ajudar nesse processo e impedir que situações como essa voltem acontecer. Caso sinta alguma dificuldade, procure um funcionário da Caixa Econômica.