Vale-gás de setembro permanece disponível para solicitação; saiba como

Pontos-chave
  • O auxílio-gás é pago pelo governo federal;
  • Novos grupos podem ser inclusos em setembro;
  • É possível consultar online se vai receber o benefício.

As famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social têm direito de receber uma ajuda para compra do botijão de gás de cozinha. O vale-gás nacional é oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e as inscrições de setembro permanecem abertas em todo país.

Vale-gás de setembro permanece disponível para solicitação; saiba como
Vale-gás de setembro permanece disponível para solicitação; saiba como (Imagem: FDR)

O pagamento do vale-gás foi instituído por lei no fim de 2021, naquele momento o país vivia um aumento expressivo de preços do botijão de gás de cozinha. Ainda prejudicadas pela pandemia de Covid-19, muitas famílias optaram pelo uso do fogão a lenha, e por outros produtos a gás que traziam riscos a sua saúde.

Em busca de minimizar esses aumentos no bolso do brasileiro, o governo decidiu liberar um auxílio nacional para compra do botijão de 13 kg, aquele de uso domiciliar. Inicialmente, o benefício passou a ser pago com valor equivalente a 50% da média nacional para o produto no país.

Ou seja, o vale-gás serviria para pagar metade do que estava sendo cobrado pelo botijão no país. Em uma ação emergencial, ainda sob comando de Jair Bolsonaro (PL), o governo passou a liberar 100% do valor médio para o gás de cozinha, com base nos preços apurados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Neste ano, haviam expectativas sobre a continuidade ou descontinuidade do programa pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista não só manteve a liberação do benefício conforme previsto em lei, como garantiu a permanência de 100% da média nacional para o produto de forma fixa.

Quem tem direito ao pagamento do vale-gás?

A seleção de novos contemplados para o pagamento do vale-gás acontece de forma periódica. Isso significa que neste mês de setembro novas famílias podem ser inclusas no grupo de beneficiadas. Para isso, precisam atender aos seguintes critérios:

Chamou atenção no governo Lula os cortes feitos no total de contemplados pelo vale-gás. O número que era de 5,9 milhões em dezembro do último ano passou para 5,63 milhões. A queda, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social é em razão do pente-fino que tem excluído os irregulares.

Segundo o MDS, a região com maior número beneficiados é a Nordeste, com 2,69 milhões de famílias contempladas, 48% do total, em um investimento de R$ 290,54 milhões.

MUDOU TUDO! FAMÍLIAS UNIPESSOAIS SÃO RETIRADAS DO BOLSA FAMÍLIA COM NOVA REGRAS

Como saber se foi incluso no Auxílio-gás?

Se inscrever no Cadastro Único e ter a renda familiar dentro do limite exigido não dá acesso direto ao auxílio-gás. Para ser contemplado é preciso aguardar a liberação de orçamento para a região que reside, o que não tem tempo certo para acontecer.

É por isso que muitas famílias que estão no CadÚnico não recebem essa ajuda, e acabam sendo contempladas apenas com outros benefícios. Para descobrir se tem direito ao pagamento do vale-gás é possível fazer a consulta de forma remota por meio dos seguintes canais:

Próximo pagamento do vale-gás

Um das regras do vale-gás nacional é ser liberado a cada dois meses, ou seja, de forma bimestral. Como o mais recente depósito foi feito em agosto, o próximo está marcado para outubro. O calendário segue o final do NIS (Número de Identificação Social) do representante da família.

As datas são iguais ao do Bolsa Família, mas não significa que os programas são relacionados diretamente. O dinheiro é depositado no Caixa Tem, e pode ser sacado caso o beneficiário prefira. Para isso deve procurar uma agência da Caixa Econômica, ou casas lotéricas. 

A ordem de pagamento é de:

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de outubro
2 19 de outubro
3 20 de outubro
4 23 de outubro
5 24 de outubro
6 25 de outubro
7 26 de outubro
8 27 de outubro
9 30 de outubro
0 31 de outubro
YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile