Um importante alerta envolvendo o INSS acaba de ser emitido e beneficiários de todo o país devem ficar atentos. Um erro cometido por várias pessoas pode fazer com que o seu pedido não seja analisado. Entenda melhor a situação!
O INSS possui alguns canais oficiais de comunicação com o cidadão, como o aplicativo e a central de atendimento, além das agências. No entanto, muitas pessoas acabam fazendo uso errado do sistema e podem acabar prejudicadas.
Um alerta foi emitido pelo Governo Federal para as pessoas que são beneficiárias do Instituto Nacional do Seguro Social.
Alerta do INSS
Na mensagem divulgada, o Instituto Nacional do Seguro Social informa que não recebe documentos através de e-mail.
“De forma errada muitos cidadãos têm enviado documentação para o e-mail da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), e esse não é o fluxo”, afirma o INSS.
O Instituto ainda informa que é normal que seus funcionários solicitem o envio de documentos após a realização de um pedido de benefício. No entanto, existem canais específicos para essa entrega e acompanhamento do processo aberto.
Todos os documentos precisam ser enviados através dos canais oficiais: : pelo aplicativo ou site Meu INSS ou em uma agência da Previdência Social, mediante agendamento pela central 135. O INSS jamais recebe documentos através de e-mail.
Os canais de comunicação também são utilizados para o agendamento do atendimento presencial nas agências, etapa onde será necessário fazer a entrega da documentação de comprovação das informações.
A lista com os documentos necessário é enviada através de uma mensagem que pode ser via e-mail, aplicativo ou SMS. Também é possível buscar esse tipo de informação via ligação, através da central de atendimento.
“O prazo para cumprimento de exigência é de 30 dias, podendo ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada do interessado”, acrescenta o INSS.
Como enviar documentos para o INSS
Veja o passo a passo elaborado pelo próprio Instituto:
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo
- Entre com os dados da conta Gov.br
- Encontre o ícone de “Cumprimento de exigência”
- Clique no protocolo
- Responda que está cumprindo a exigência
- Agora anexe seus arquivos clicando no +
- Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido
O ideal é que você já tenha todos os documentos digitalizados antes de iniciar o procedimento.