INSS está envolvido em ALERTA emitido pelo governo; Saiba o que aconteceu

Um importante alerta envolvendo o INSS acaba de ser emitido e beneficiários de todo o país devem ficar atentos. Um erro cometido por várias pessoas pode fazer com que o seu pedido não seja analisado. Entenda melhor a situação!

INSS está envolvido em ALERTA emitido pelo governo; Saiba o que aconteceu
INSS está envolvido em ALERTA emitido pelo governo; Saiba o que aconteceu (Imagem: FDR)

O INSS possui alguns canais oficiais de comunicação com o cidadão, como o aplicativo e a central de atendimento, além das agências. No entanto, muitas pessoas acabam fazendo uso errado do sistema e podem acabar prejudicadas.

Um alerta foi emitido pelo Governo Federal para as pessoas que são beneficiárias do Instituto Nacional do Seguro Social.

Alerta do INSS

Na mensagem divulgada, o Instituto Nacional do Seguro Social informa que não recebe documentos através de e-mail.

“De forma errada muitos cidadãos têm enviado documentação para o e-mail da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), e esse não é o fluxo”, afirma o INSS.

O Instituto ainda informa que é normal que seus funcionários solicitem o envio de documentos após a realização de um pedido de benefício. No entanto, existem canais específicos para essa entrega e acompanhamento do processo aberto.

Todos os documentos precisam ser enviados através dos canais oficiais: : pelo aplicativo ou site Meu INSS ou em uma agência da Previdência Social, mediante agendamento pela central 135. O INSS jamais recebe documentos através de e-mail.

Os canais de comunicação também são utilizados para o agendamento do atendimento presencial nas agências, etapa onde será necessário fazer a entrega da documentação de comprovação das informações.

A lista com os documentos necessário é enviada através de uma mensagem que pode ser via e-mail, aplicativo ou SMS. Também é possível buscar esse tipo de informação via ligação, através da central de atendimento.

“O prazo para cumprimento de exigência é de 30 dias, podendo ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada do interessado”, acrescenta o INSS.

Como enviar documentos para o INSS

Veja o passo a passo elaborado pelo próprio Instituto:

  • Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo
  • Entre com os dados da conta Gov.br
  • Encontre o ícone de “Cumprimento de exigência”
  • Clique no protocolo
  • Responda que está cumprindo a exigência
  • Agora anexe seus arquivos clicando no +
  • Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido

O ideal é que você já tenha todos os documentos digitalizados antes de iniciar o procedimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.