BOLSA FAMÍLIA faz moradores DESTAS CIDADES se adequarem à NOVA REGRA do programa

Mudanças nas regras do Bolsa Família vai fazer com que quase 120 cidades tenham que se adequar. É possível que algumas pessoas tenham o benefício cortado após essa adequação. Entenda melhor a situação e veja a lista de municípios afetados!

BOLSA FAMÍLIA faz moradores DESTAS CIDADES se adequarem à NOVA REGRA do programa
BOLSA FAMÍLIA faz moradores DESTAS CIDADES se adequarem à NOVA REGRA do programa(Ilustração: FDR)

Um comunicado recente sobre um novo pente fino no INSS pegou centenas de pessoas beneficiárias do Bolsa Família de surpresa. Com essa alteração o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) pretende corrigir as distorções encontradas no sistema entre 2021 e dezembro de 2022.

Nesse ano, o Governo Federal tem tomado medidas para qualificar o Cadastro Único, pois, é a partir dele que os programas sociais são concedidos em todo o país.

Mudanças no Bolsa Família

O MDS decidiu limitar em 16% o número de famílias unipessoais que são beneficiárias do Bolsa Família. Com algumas exceções:

Esse limite será aplicado em cada município brasileiro, caso algum deles tenha mais do que esse percentual de famílias unipessoais, ele ficará impedido de inserir novos cadastros nessa categoria.

O limite do MDS foi criado após as análises mostrarem que existem mais cadastros nessa categoria do que pessoas de que fato se enquadram nela, o que pode ser um indicador de fraude no programa.

Cidades que estão acima do limite do Bolsa Família

Em Santa Catarina, 119 cidades vão ter que se adequar às novas regras, inclusive os 10 maiores municípios do estado:

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile