Atenção! Consulta ao CadÚnico está disponível e ajuda a verificar duração do benefício

Milhões de pessoas correm o risco de ter seu benefício social bloqueado. O motivo é a falta de atualização no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico). É exatamente neste ponto que fazer a consulta ao CadÚnico se torna tão importante, ajudando a manter o pagamento.

Atenção! Consulta ao CadÚnico está disponível e ajuda a verificar duração do benefício
Atenção! Consulta ao CadÚnico está disponível e ajuda a verificar duração do benefício (Imagem: FDR)

A consulta ao CadÚnico vai ajudar milhões de pessoas que estão na plataforma do Cadastro Único a acompanharem a atual situação dos seus benefícios. Este banco de dados é o responsável por selecionar as famílias em situação de vulnerabilidade social para que recebam ajuda do poder público.

A ajuda vem tanto em forma de transferência direta de renda, como no Bolsa Família e vale-gás, como em benefícios que concedem descontos, por exemplo o Tarifa Social. Há ainda, seleção para receber cestas básicas, fraldas, leite, itens de higiene, e outros, tudo dependendo da organização de cada prefeitura. 

Caso acredite que cumpre com os requisitos para acessar um desses auxílios, mas não esteja recebendo-o, a consulta ao CadÚnico pode ser interessante. Neste momento o representante da família vai conseguir verificar pontos como:

  • Dados que compõem seu cadastro;
  • Quais pessoas estão indicadas como sendo da mesma família;
  • Qual número do NIS (Número de Identificação Social) de cada uma;
  • Quais são os benefícios recebidos;
  • Se há convocação para atualização dos dados.

Como fazer a consulta ao CadÚnico?

A consulta ao CadÚnico é feita de maneira online, e por isso pode acontecer a qualquer tempo. Os interessados têm dois canais para isso, o primeiro é o aplicativo e o outro é a versão web, quer dizer, o site oficial. Existem também dois tipos de consulta, a completa e a simples.

Na completa é preciso fazer login com dados no Gov.br, e a outra depende apenas de informações pessoais para oferecer as informações desejadas. Confira como fazer em cada uma delas:

Consulta ao CadÚnico simples

  • Acesse o portal do CadÚnico e clique em “Consulta simples”;
  • Agora, informe: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e local de cadastro. Em seguida “Confirmar”;
  • Ficarão disponíveis as seguintes informações: código familiar, se a família está cadastrada, quando foi a última atualização, e quando deve acontecer a próxima atualização de dados.

Consulta ao CadÚnico completa

  • Acesse o portal do CadÚnico e clique em “Entrar com Gov.br”;
  • Informe CPF e senha criados no Gov.br e o código de verificação que deve ser copiado;
  • Agora, tenha acesso a informações como: formulário de inscrição, benefícios recebidos, comprovante de cadastro e outros.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]